Filtrar


Questões por página:
O que o desgraçou por toda a vida foi a felicidade que o acompanhou durante um mês ou dois. Coisa estranha: sem nenhuma preparação, um tipo se aventura, anda para bem dizer de olhos fechados, comete erros, entra nas casas sem examinar os arredores, pisa como se estivesse na rua – e tudo corre bem. Pisa como se estivesse na rua. É aí que principia a dificuldade. Convém saber mexer-se rapidamente e sem rumor, como um gato: o corpo não pesa, ondula, parece querer voar, mal se firma nas pernas, que adquirem elasticidade de borracha. Se não fosse assim, as juntas estalariam a cada instante, o homem gastaria uma eternidade para deslocar-se, o trabalho se to impossível.
No começo usam sapatos de corda – e ninguém desconfia delas: conseguem não dar nas vistas, porque são como toda a gente. Nenhum polícia iria acompanhá-las. Se não batessem nos móveis e não dirigissem a luz para os olhos das pessoas adormecidas, não cairiam na prisão, onde ganham os modos necessários ao ofício. Aí apuram o ouvido e habituam deslizar.
RAMOS, Graciliano. Insônia.18. ed. São Paulo: Record,1982.
Da narrativa, é correto afirmar que


Imagem associada para resolução da questão

As vírgulas foram empregadas, nas duas ocorrências, para

Andança

Vim, tanta areia andei Da Lua cheia, eu sei Uma saudade imensa

Vagando em verso, eu vim Vestido de cetim Na mão direita, rosas Vou levar

Olha a Lua mansa a se derramar (me leva, amor) Ao luar descansa, meu caminhar (amor) Meu olhar em festa se fez feliz (me leva, amor) Lembrando a seresta que um dia eu fiz (Por onde for, quero ser seu par) [...]
Disponível em: <https://www.letras.mus.br/beth-carvalho/44505/>. Acesso em: 01 mar.2023.

Dadas as afirmativas a respeito das figuras de linguagem na letra da canção,

I. Na primeira estrofe da letra da canção, é possível perceber a figura “assonância” que estabelece efeitos sonoros por meio de repetição de sons vocálicos.
II. Na segunda estrofe, além da figura “aliteração”, o texto poético também apresenta a figura de linguagem “hipérbato”.
III. No verso: “Olha a Lua mansa a se derramar (me leva, amor)”, início da terceira estrofe, há a figura “apóstrofe”.

verifica-se que está/ão correta/s

Imagem associada para resolução da questão

Considerando o aviso, dadas as afirmativas acerca dos aspectos sintáticos e gramaticais,


I. O adjetivo “permitida” empregado em “Não é entrada...”, comparado ao verbo permitir, possui transitividade indireta; por isso, o uso da preposição “a”.

II. Há, no aviso, mais de um desvio da norma culta. Dentre eles, um exemplo de paronímia.

III. O uso do vocábulo “desta” em “desta regra resultará em multa” se deve ao fato de o referente já ter sido citado anteriormente.

IV. Há, no contexto em questão, a correta indicação do fenômeno da crase, que consiste em evidenciar a junção da preposição “a” mais o artigo definido “a”.


verifica-se que está/ão correta/s


Imagem associada para resolução da questão

O verbo “chamar” admite mais de uma regência, ou seja, dependendo do significado que expressa, sua transitividade pode variar. Diante dessa análise, é correto afirmar.