Filtrar


Questões por página:

O paradigma dos “rizomas” reconhece a interdependência entre todos os fatores da realidade e é regido por seis princípios básicos: a conexão, a heterogeneidade, o rizoma, a ruptura significante, a cartografia e a decalcomania. Pode-se dizer que, em tempos de pós-modernidade, em início do terceiro milênio, sob a força de grandes acontecimentos, mudanças, rupturas e desagregações, o currículo em rede de saberes insere-se nesse paradigma emergente. Assim, para pensar a educação num novo paradigma, na pós-modernidade, há que se levar em conta o sujeito humano, a sociedade, a história, a cultura e a linguagem.

DAMÁZIO, Mirlene Ferreira Macedo. Currículo em Rede de Saberes Contextuais Relacionais: Organização Metodológica. Cadernos Unitri. V.5. (2007) - Uberlândia: UNITRI,2007.

Quais os elementos característicos quanto à forma de elaboração de um currículo em rede?

Atividades de aprendizagem organizadas com a participação dos alunos com objetivo de desenvolver autonomia e criatividades neles, através da resolução de problemas e descobertas, começam a ser disseminadas em muitas escolas brasileiras.

A justificativa para a disseminação dessas práticas pedagógicas é que

Atividades de aprendizagem organizadas com a participação dos alunos com objetivo de desenvolver autonomia e criatividades neles, através da resolução de problemas e descobertas, começam a ser disseminadas em muitas escolas brasileiras.

A base teórica dessas práticas pedagógicas é

A transmissão de conteúdos selecionados criteriosamente, a preocupação em fazer os alunos anotarem em seus cadernos toda a matéria; e exercícios de casa são parte importante da prática pedagógica de uma professora do Ensino Fundamental. A prática pedagógica desenvolvida por essa professora é
Uma turma teve sucesso na aprendizagem de um determinado tema. Durante esse processo, o professor observou ter havido interesse e participação entusiasmada dos estudantes. Esse cenário se deu, entre outras razões, pelo fato de que esteve presente, no processo ensino-aprendizagem, o aspecto