Filtrar


Questões por página:

Analise as afirmativas a seguir:


I. Os pronomes ESSE, ESSES, ESSA, ESSAS e ISSO são usados apenas para indicar um momento futuro mencionado no presente, como pode ser observado no exemplo seguinte: nesse ano, conheci minha atual esposa.

II. Do ponto de vista morfológico, o verbo marca voz (ativa, passiva e reflexiva), tempo (pretérito, presente ou futuro), pessoa (1ª,2ª ou 3ª), número (singular ou plural) e modo (indicativo, subjuntivo ou imperativo).


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. A derivação parassintética é o processo de formação de palavras pela adjunção simultânea de prefixo e sufixo a um radical, de tal modo que a supressão de um ou de outro resulta necessariamente em um verbo regular existente na língua portuguesa.

II. Os verbos permitem indicar uma ação, um estado ou mesmo um fenômeno da natureza. Na língua portuguesa, os verbos formam uma classe rica em possibilidades flexionais, pois as oposições entre tempos e modos referem-se a muitos tempos verbais.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. No período colonial, duas capitanias despontaram como os maiores centros açucareiros: Pernambuco e Rio Grande. Alguns fatores certamente contribuíram para isso, como o adequado regime de chuvas, a localização na região costeira, a boa qualidade do solo, a proximidade dos centros importantes e a facilidade no escoamento da produção.

II. Em sua expedição de 1532, Martim Afonso incentivou a atividade açucareira na Colônia, contemplando o cultivo da cana e a construção de engenhos em todas as capitanias. A capitania de Pernambuco destacou-se como um dos grandes centros açucareiros do período colonial.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. São elementos típicos de um engenho do Brasil colonial as plantações de cana de açúcar, o equipamento para processála, as construções, os escravos, o gado, as pastagens, os carros de transporte e a casa-grande.

II. Após o início da colonização, os portugueses introduziram a cana-de-açúcar no Brasil e, ainda no século XVI, a produção se estabeleceu em bases sólidas no nosso território. Com o tempo, a base da vida social e da economia na Colônia passaram a girar em torno da principal atividade econômica: a produção açucareira.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. São princípios básicos da educação ambiental, entre outros, garantir a continuidade e a permanência do processo educativo; promover a permanente avaliação crítica do processo educativo; estimular uma abordagem articulada das questões ambientais locais, regionais, nacionais e globais.

II. As práticas de educação ambiental devem contemplar, entre outros princípios, o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo; o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, nas perspectivas da inter, multi e transdisciplinaridade; e a vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais.


Marque a alternativa CORRETA: