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Leia o texto 'DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. O texto em análise possui um caráter científico, pois menciona diversos autores relevantes nos estudos sobre o desenvolvimento infantil (como Sarmento, Moss, Bae, Fernandes, Agostinho e Tomás), a fim de encerrar o complexo debate sobre os diversos fatores relacionados com o tema da participação das crianças na Educação Infantil.

II. No texto, a autora defende uma concepção de democracia que permita viabilizar a participação das crianças nos contextos da Educação Infantil.

III. A autora defende que as crianças devem ser vistas como ativas na construção de suas próprias vidas, das vidas dos que as rodeiam e das sociedades em que vivem.


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Leia o texto 'DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. De acordo com o texto, as discussões acerca da participação das crianças na Educação Infantil têm sido impulsionadas pelo desenvolvimento de teorias que percebem as crianças como atores sociais de direitos próprios.

II. A ideia central do texto é a de que a participação e a inclusão das crianças na produção dos espaços sociais dependem da autorização formal dos seus responsáveis e da aprovação de um projeto político-pedagógico formal.

III. No texto, fica clara a ideia de que o desenvolvimento de estudos aprofundados sobre a participação das crianças no ambiente escolar é algo tecnicamente simples, visto que a forma como as crianças aprendem é um tema pacificado na comunidade científica.


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Analise as afirmativas a seguir:

I. É vedado ao coordenador pedagógico transitar nos espaços formais e informais da instituição de ensino, ainda que com o objetivo de promover a aproximação dos corpos discente e docente dos objetivos institucionais.

II. A coordenação pedagógica deve abster-se das atividades de formação e evitar a realização de encontros periódicos para refletir e debater sobre o contexto de cada atividade dentre do ambiente escolar.

III. É dever do coordenador escolar promover a escola como local de convívio pacífico entre as diversas formas de aprendizagem e, ao mesmo tempo, proibir o acesso dos cidadãos ao ambiente escolar a qualquer custo.

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Analise as afirmativas a seguir:


I. É dever do município, em relação ao seu plano de educação, garantir o atendimento das necessidades específicas na educação especial, conforme determinado no Plano Nacional de Educação, estabelecido pela Lei Federal nº 13.005, de 2014.

II. A erradicação do analfabetismo é uma diretriz do Plano Nacional de Educação, conforme previsto na Lei Federal nº 13.005, de 2014, que deve ser assumida apenas pelos órgãos do Governo Federal.

III. O Plano Nacional de Educação, estabelecido pela Lei Federal nº 13.005, de 2014, determinou que a União deverá promover a realização de pelo menos cinco Conferências Nacionais de Educação ao longo do decênio.


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Analise as afirmativas a seguir:


I. A concepção do currículo, a prática da gestão democrática e o estímulo à formação continuada dos educadores são elementos relacionados com o desenvolvimento do projeto político-pedagógico.

II. A definição do currículo de uma instituição de ensino não deve contemplar as inovações tecnológicas úteis ao trabalho escolar, assim como deve distanciar ou mesmo vetar o contato dos educandos com quaisquer tecnologias úteis à sociedade.

III. O currículo escolar não está ligado, ou mesmo comprometido, com as relações de poder no ambiente escolar. Assim, o currículo deve sempre refletir uma absoluta imparcialidade e falta de consideração sobre os interesses e objetivos dos alunos.


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