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Leia o trecho de um discurso proferido por Neville Chamberlain em 1938:

“Nós, o Führer e chanceler alemão e o primeiro-ministro britânico, tivemos hoje mais um encontro e concordamos em reconhecer que a questão das relações anglo-germânicas é de primordial importância para os dois países e para a Europa. Consideramos que o acordo assinado na noite passada e o Acordo Naval Anglo-Germânico simbolizam os desejos de ambos os povos de nunca mais guerrearem entre si. Estamos convictos de que o método de consulta será o método adotado para lidar com quaisquer questões concernentes a nossos dois países, e estamos determinados a continuar com nossos esforços para remover possíveis fontes de divergência e, assim, contribuir para assegurar a paz na Europa.”
ENDERS, A.; MORAES, M. & FRANCO, R. História em curso: da antiguidade à globalização. São Paulo: Editora do Brasil; Rio de Janeiro: FGV,2008. p.313.

A estratégia apresentada ficou conhecida como:
“Foi na França que se verificou o mais ecumênico, transcendental e universal dos acontecimentos históricos até então: a Revolução Francesa. Em nome da Liberdade, Igualdade e Fraternidade, o povo, liderado pela burguesia, desencadeou o processo de ruptura com o passado. (...) Quem representava, até então, as forças de transformação? O Terceiro Estado, o Povo liderado pela burguesia.”
AQUINO, Rubim. História das sociedades: das sociedades modernas às sociedades atuais. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico,2003. p.165-6.

Assim como a maioria dos grandes temas na História, também a Revolução Francesa tem a sua historiografia marcada por influências ideológicas, exposição a novos olhares e diversidade de fontes e métodos. O trecho destacado aponta para uma concepção central de uma vertente historiográfica, talvez ainda dominante nas obras didáticas no Brasil, sobre a grandiosa e longeva sequência de eventos que caracteriza esse processo. Todavia, é também bastante reconhecida uma proposta revisionista desta perspectiva expressa no trecho, que se funda no seguinte autor e argumento:
É notória a intensa rivalidade entre o Estado de Israel e a República Islâmica do Irã. Entender as divergências entre ambos é essencial para que sejam compreendidas historicamente as tensas relações no Oriente Médio e diversos conflitos árabe-israelenses. Podemos dizer que na origem dessa rivalidade encontra-se o seguinte fato:
Analise o quadro a seguir, elaborado com apoio de Inteligência Artificial (ChatGPT 4.0) e referenciado pelas obras de Otávio Ianni, Thomas Skidmore, Francisco Weffort e Bóris Fausto, organizando alguns aspectos de diferentes perspectivas sobre o segundo governo de Getúlio Vargas. No entanto, três elementos do quadro foram suprimidos.


Q17.png (617×266)

Os elementos suprimidos, de cima para baixo, estão corretamente apresentados na seguinte alternativa:
“Apesar de sua maior profissionalização, os oficiais do Exército não poderiam deixar de ter uma concepção sobre a sociedade e sobre o sistema de poder existente. Durante a presidência do marechal Hermes, um grupo de militares e civis formara uma espécie de grupo de pressão em torno do presidente. Foram chamados de “salvacionistas”, por pretenderem salvar as instituições republicanas. Em que consistia a “salvação”? Tratava-se de reduzir o poder das oligarquias nas áreas onde isso parecia mais fácil e onde eram mais chocantes as desigualdades sociais”.
FAUSTO, Bóris. História Concisa do Brasil. São Paulo: Edusp,2009. p.174-5.

Das alternativas abaixo, aquela que contém especificamente uma personagem, um evento e um contexto decorrentes da defesa dos princípios do movimento apontado é a seguinte: