Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir sobre o clima do estado do Piauí e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O sul do Piauí apresenta clima equatorial, caracterizado por altas temperaturas e elevada umidade durante todo o ano, com índices pluviométricos superiores aos da região amazônica.
( ) O estado encontra-se em região de clima semiárido, marcado por longos períodos de seca e baixa pluviosidade, o que influencia diretamente o modo de vida da população e a produção econômica do estado.
( ) O litoral piauiense apresenta clima tropical úmido, com chuvas bem distribuídas ao longo de todo o ano e com variação térmica alta, apresentando temperaturas amenas durante o inverno.

As afirmativas são, respectivamente,

Observe o gráfico a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Fonte: https://dados.pi.gov.br/category/educacao/educacao-basica/



Embora o gráfico mostre um avanço histórico no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do estado do Piauí entre 2005 e 2023, o estado ainda enfrenta desafios significativos. Assinale a opção que apresenta corretamente um desses desafios relacionados à educação no Piauí.

O patrimônio do Piauí reflete as múltiplas dimensões da identidade sertaneja e nordestina, manifestando-se em festas populares, saberes tradicionais, edifícios, paisagens e rituais de forte caráter simbólico. Esses elementos culturais preservam a memória coletiva e evidenciam a riqueza e a diversidade cultural do estado.

Assinale a opção que apresenta corretamente a descrição de um patrimônio do Piauí.
A criação da região denominada MATOPIBA (acrônimo de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) representou uma redefinição da fronteira agrícola brasileira, vinculada à expansão da agricultura moderna em áreas de cerrado. No caso do Piauí, essa incorporação territorial implicou profundas transformações socioeconômicas e ambientais.
Considerando essas transformações e os princípios do planejamento territorial e da sustentabilidade, assinale a opção correta.
Leia os trechos a seguir.

I. Continuando a viagem debaixo de chuva, acampamos em Caldeirão. Arreios, roupas e tudo mais tinha-se molhado de tal modo que se tornavam farrapos incômodos. Também os animais, que vinham lutando contra a falta de água, agora não se agradaram da exuberância. Isto é peculiar ao sertão: os extremos. Poucos dias antes transitamos dentro do leito de um rio seco, que nos servia de estrada; hoje, bem longe de seu leito, se tornava mister romper a caatinga à procura de passagem, pois a estrada, com as enchentes do rio, estava intransitável. No seu poder desenfreado, o rio arrastava todas as poucas plantações do pobre sertanejo. É o que impera no sertão, como se exprime o sertanejo.

Adaptado de: Luetzelburg, Philipp von. Estudo botânico do Nordeste, n.57, série I-A, vol.1,1922-1923, p.83. Citado por Silva, Laila da. Uma região impermeável ao progresso: secas, ferrovias e rodovias no Piauí (1910-1945), tese de doutorado Casa de Oswaldo Cruz,2023, p.95-96.

II. Enquanto o Sul progride e marcha numa evolução progressiva, o Norte, entre as suas próprias forças e apoio unicamente em seus modestos recursos, consegue, apenas, com extraordinários esforços, um pequeno e lento desenvolvimento. Lá, toda a intensidade da civilização com todos os privilégios e regalias dispensados pelos poderes públicos do estado, aqui, o atraso, o abandono e essa luta infernal e titânica com as asperezas de uma natureza ingrata que abate, enfraquece e aniquila as energias individuais.

Adaptado de: Jornal Diário do Piauí.14 de março de 1911. Citado por Silva, Laila da. Uma região impermeável ao progresso: secas, ferrovias e rodovias no Piauí (1910- 1945), tese de doutorado Casa de Oswaldo Cruz,2023, p.49.

Com base na leitura dos trechos, assinale a opção que interpreta corretamente as imagens construídas sobre a região do Piauí nos trechos.