Filtrar


Questões por página:
O exame de DNA para definição de paternidade pode ser feito ainda durante a gestação. Para isso, o tecido fetal pode ser obtido da coleta de vilo corial ou do líquido amniótico, ambas estruturas que fazem parte das membranas fetais. Tais membranas, juntamente com a placenta, serão responsáveis pela nutrição e excreção do embrião e do feto durante a vida intrauterina.
Com relação às membranas fetais e à placenta, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) As membranas fetais humanas são em número de quatro: âmnio, vesícula vitelínica, alantoide e cório.
( ) A vesícula vitelínica (ou saco vitelínico) é uma membrana fina, impermeável que envolve todo o embrião. Essa vesícula contém um fluido que evita que o embrião sofra dessecamento e traumas mecânicos.

( ) A placenta é um órgão formado por um componente fetal (vilosidades coriônicas) e um componente materno (endométrio). Assim, a placenta é composta de células provenientes de dois indivíduos geneticamente distintos.

As afirmativas são, respectivamente,
O ácido desoxirribonucleico (DNA) desempenha um papel vital na ciência forense, já que a análise do material genético presente em provas biológicas coletadas na cena de um crime pode servir para excluir indivíduos inocentes e condenar os culpados.
Sobre a natureza química e a constituição do material genético, analise os itens a seguir:

I. A molécula de DNA é um polímero de unidades menores chamada nucleotídeos. Cada nucleotídeo do DNA é formado por uma molécula de desoxirribose, uma molécula de fosfato e uma base nitrogenada.
II. Se uma molécula de DNA tem 34% de suas bases nitrogenadas correspondentes à guanina, então o percentual correspondente à citosina será, obrigatoriamente,16%.
III. A duplicação de uma molécula de DNA é dita semiconservativa porque origina duas moléculas filhas idênticas: uma molécula é composta por dois filamentos recém-formados de polinucleotídeos e, a outra, conserva os dois filamentos de polinucleotídeos da molécula original.

Está correto o que se afirma em
Um estudo internacional permitiu identificar, em um esqueleto de cerca de mil anos encontrado em Portugal, a existência de uma síndrome provocada por uma alteração cromossômica numérica. A análise do DNA do esqueleto utilizou diferentes metodologias e revelou a presença de cromossomos X e Y, na proporção de 2:1.
A descoberta tornou-se o registro mais antigo da síndrome de
O luminol é o mais eficiente detector de sangue oculto em cenas de crime. Esse composto reage quimicamente com o sangue, liberando energia (fótons) sob forma de uma luz azul, numa reação denominada quimiluminescência.
(Adaptado de: https://lasape.iq.ufrj.br/luminol.html)

O componente do sangue que reage com o luminol é o
No que tange à cronomatogenese, assinale a afirmativa incorreta.