Filtrar


Questões por página:
Na ação de investigação de paternidade ajuizada por uma mãe na década de 1950, o vínculo genético não pôde ser comprovado. Baseado em prova pericial, a tecnologia existente na época revelou-se insuficiente para determinar a suposta paternidade. A perícia realizada com a mãe e com o filho comprovou que ambos tinham tipo sanguíneo A, Rh positivo, enquanto o homem pertencia ao grupo sanguíneo B, RH negativo.
Décadas depois, já tendo alcançado a maioridade, o filho ajuizou nova ação de investigação de paternidade, colocando em dúvida o resultado da primeira perícia e pretendendo a comprovação mediante a realização de exame de DNA, que fornece certeza de 99,9% em seu resultado.
Com relação ao caso descrito e à herança dos grupos sanguíneos, analise os itens a seguir:

I. Em casos de dúvidas na paternidade, a tipagem de sangue ABO e Rh pode ser usada para excluir um homem de ser o pai de uma criança, mas não pode ser usada para confirmar se um homem é, de fato, o pai.
II. Se a mãe e o filho têm sangue tipo A, Rh positivo, o pai pode pertencer a qualquer grupo sanguíneo do sistema ABO (A, B, AB e O), e a qualquer grupo Rh (positivo ou negativo).
III. A tipagem sanguínea e o exame de DNA estão baseados na análise de moléculas componentes dos elementos figurados do sangue, como as moléculas presentes nos eritrócitos.

Está correto o que se afirma em
O envelope nuclear está diretamente ligado ao extenso sistema de membranas intracelulares chamado retículo endoplasmático (RE), que se estende do núcleo ao citoplasma. Para satisfazer demandas funcionais diferentes, regiões distintas de retículo endoplasmático (RE) tornam-se altamente especializadas e diferentes tipos celulares podem, portanto, possuir caracteristicamente diversos tipos de membrana do RE. (ALBERTS, B et al. Biologia molecular da célula.2017)

A figura a seguir mostra, de maneira esquematizada, duas regiões do RE que podem ser observadas nas células eucarióticas.
Imagem associada para resolução da questão


Com relação à figura e às diferentes funções desempenhadas pelo RE, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Nos hepatócitos humanos, a região II possui enzimas responsáveis pelos processos de oxidação necessários à desintoxicação de várias substâncias, como álcool e certas drogas, antes de sua excreção pelo organismo.
( ) Nas células secretoras do ovário e do testículo, a região I encontra-se bem desenvolvida e participa da síntese de moléculas de esteroides.
( ) Em células musculares estriadas, a região II recebe o nome de retículo sarcoplasmático. Nessas células, o RE acumula íons cálcio e, quando uma célula do músculo é estimulada por um impulso nervoso, esses íons são liberados no citosol, promovendo a contração celular.

As afirmativas são, respectivamente,
Em certas investigações forenses, como na suspeita de abuso sexual, a identificação do tipo de célula epitelial presente na amostra biológica forneceria provas comprobatórias importantes. Nesse sentido, estudos vêm sendo realizados para desenvolver técnicas que permitam diferenciar células da epiderme de células de mucosas (bucal e vaginal). Um desses trabalhos utiliza como marcador celular a proteína citoqueratina, presente no citoesqueleto das células.
A citoqueratina é uma das proteínas que forma os
Apesar de não ser determinante para a conclusão final de uma investigação criminal, a tipagem sanguínea pode ser de grande auxílio para eliminar suspeitos com tipo sanguíneo diferente daquele encontrado na cena do crime.
O exame deve ser feito por meio de prova direta, onde o sangue do suspeito será testado com o uso de soro anti-A, anti-B, anti-A, B e anti-D e, em seguida, confirmada através de prova indireta (em que o sangue será testado com o uso de hemácias tipadas A e B).
A figura a seguir mostra o resultado do exame de um suspeito de um crime.
Imagem associada para resolução da questão


Com relação à técnica de tipagem sanguínea e ao resultado apresentado, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A prova direta pesquisa aglutininas no soro do suspeito, enquanto a prova indireta pesquisa aglutinogênios em suas hemácias.
( ) Para a classificação rotineira do RhD não há prova reversa, pois os indivíduos não apresentam naturalmente anticorpos séricos contra o antígeno RhD.
( ) O resultado acima mostra que o suspeito apresenta sangue do tipo O +, que é considerado receptor universal.

As afirmativas são, respectivamente,
Para a detecção de impressões digitais latentes podem ser utilizadas diversas técnicas, onde substâncias corantes interagem com componentes do suor deixado em um objeto ou superfície. Para o caso de superfícies porosas, como papel e paredes de alvenaria, costuma-se utilizar o método da ninidrina, substância que reage com certas moléculas orgânicas presentes no suor, resultando em um produto de coloração púrpura.
A ninidrina detecta um grupo funcional que contém nitrogênio, encontrado tipicamente em moléculas de