Filtrar


Questões por página:

Leia o texto a seguir.

“Michel Duchein foi quem conseguiu melhor defender e sistematizar a aplicação do princípio de respeito aos fundos, pois [...] ele ligou, firmemente, sua concepção de fundo de arquivo à existência jurídica, administrativa e estrutural da organização.”

Fonte: SOUSA, Renato T. Barbosa. A classificação como função matricial do que-fazer arquivístico. In: SANTOS, Vanderlei Batista dos; INNARELLI, Humberto Celeste; SOUSA, Renato T. Barbosa. Arquivística: temas contemporâneos: classificação, preservação digital, gestão do conhecimento. Brasília: SENAC,2013.p.123.


São critérios formulados por Michel Duchein para definição do organismo produtor de fundos, EXCETO:

Leia o texto a seguir e observe a figura.

“O modelo de informação apresenta o conceito de pacote de informação, que é fundamento de um repositório OAIS. Ele é um container conceitual, composto pelo objeto digital a ser preservado e todos metadados necessários associados a esse objeto.”


Imagem associada para resolução da questão


Fonte: ROCHA, Cláudia Lacombe. Gestão e preservação de documentos digitais. In: MARIZ, Anna Carla Almeida; RANGEL, Thayron Rodrigues (org.). Arquivologia: temas centrais em uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Editora FGV,2020, p.119.


Considerando os conceitos básicos e fundamentos do modelo OAIS e os seus modelos de pacote de informação, de referência e funcional, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.


( ) O modelo OAIS prevê 3 agentes diferentes na interação com o repositório: produtores, consumidores e administrador.


( ) Produtores são as pessoas ou sistemas que interagem com o repositório OAIS para acessar os objetos digitais preservados.


( ) No pacote de informação do modelo OAIS, a informação de conteúdo compreende o objeto digital a ser preservado (cadeia de bits) e os metadados técnicos (denominados informação de representação).


( ) No pacote de informação do modelo OAIS, os metadados que compõem a informação de descrição de preservação podem ser classificados em 3 grupos: SIP, AIP e DIP.


( ) No pacote de informação do modelo OAIS, a informação de empacotamento pode ser organizada em 4 grandes grupos: referência, proveniência, fixidade e contexto.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Leia o texto a seguir.

“[...] o uso que sociedade faz de seus arquivos é, naturalmente, multifacetado, cambiante no tempo e disperso, sendo, entretanto, possível estabelecer basicamente três categorias, ligando-as a seus objetos e seus sujeitos.”

Fonte: BELLOTTO, Heloisa Liberalli. Arquivos: estudos e reflexões. Belo Horizonte: Editora UFMG,2014, p.311.


A respeito do uso multifacetado dos documentos, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando corretamente a categoria de uso com o seus respectivos objeto e sujeito.


COLUNA I

1. Uso acadêmico

2. Uso prático

3. Uso popular

COLUNA II

( ) objeto: prático

( ) objeto: informativo

( ) objeto: especulativo

( ) sujeito: homem comum

( ) sujeito: pesquisador

( ) sujeito: profissional (técnico)


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Leia o texto a seguir.

“O princípio da proveniência tem guiado o trabalho dos arquivistas desde sua formulação na primeira metade do século 19 e, desse então, permaneceu como um tópico fundamental do debate e do discurso arquivísticos.”

Fonte: DOULAS, Jennifer. Origens: ideias em evolução sobre o princípio da proveniência. In: EASTWOOD, Terry; MACNEIL, Heather (org.). Correntes atuais do pensamento arquivístico. Belo Horizonte: Editora UFMG,2016, p.47.

A respeito do princípio da proveniência, analise as afirmativas abaixo:


I. Alguns teóricos da arquivologia consideram que o princípio da proveniência inclui, enquanto subprincípios, tanto o princípio do respeito aos fundos quanto o princípio do respeito à ordem original.


II. O princípio da proveniência, enquanto princípio organizativo, estabelece que a manutenção dos documentos arquivísticos deve respeitar a natureza orgânica e a personalidade individual do todo arquivístico.


III. A proveniência tem associação com o contexto de criação dos documentos.


Está CORRETO o que se afirma em:

Leia os textos a seguir.

“Realmente, só assim deve ser entendida a arquivologia: documentos contextualizados no seu meio genético de geração, atuação e acumulação. Ressalte-se com isso a primeira grande especificidade deste objeto essencial da arquivologia que são os arquivos entendidos como conjuntos [...].”

Fonte: SCHMIDT, Clarissa Moreira dos Santos. A construção do objeto científico na trajetória histórico-epistemológica da arquivologia. São Paulo: ARQ-SP,2015. (Thesis,3), p.218.


Leia os textos a seguir. “Realmente, só assim deve ser entendida a arquivologia: documentos contextualizados no seu meio genético de geração, atuação e acumulação. Ressalte-se com isso a primeira grande especificidade deste objeto essencial da arquivologia que são os arquivos entendidos como conjuntos [...].”

Fonte: SCHMIDT, Clarissa Moreira dos Santos. A construção do objeto científico na trajetória histórico-epistemológica da arquivologia. São Paulo: ARQ-SP,2015. (Thesis,3), p.218.


A característica dos documentos arquivísticos a que se referem os autores, em ambos os textos, é a: