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A produção de um costume nasce do casamento, quase sempre espontâneo, do tipo de relação produtiva que se tem em um pedaço da história, do tempo, e da geografia, do espaço. A economia e a política unem-se indelevelmente à prática social, de forma que a qualidade daquilo que se produz pode traduzir-se, a partir das necessidades, interesses e desejos de um grupo, e a essência dessa fusão torna-se hábito e modo de vida simbólico que marca o agir e a identidade de uma coletividade. Assim é que nasce a cultura. Observe a imagem a seguir:


(ULISSES, Ivaneide. Consumo e tradição: a inserção do queijo coalho de Jaguaribe-CE no mercado de produtos de artesanais (1970-2010),2016, p.144).
A fotografia representa o baião de dois com coalhada, prato típico da cultura jaguaribana e regional, feito com arroz, feijão de corda, carne seca, cheiro-verde, coentro, pimenta do reino e queijo coalho. A origem desse prato deve-se


Observe a pintura de Albert Eckhout, Dança dos Tapuias, séc. XVII, e leia o trecho a seguir:

 

 

A representação retrata um dos povos que precedem a ocupação portuguesa no Ceará. Assinale a alternativa que melhor representa a identidade e as características de modos de vida desse grupo:

A figura de Juarez Fernandes Távora, nascido em Jaguaribemirim, é muito marcante na história do município de Jaguaribe-CE. A importância de Távora se dá pelo fato
Trata-se do maior açude público direcionado a múltiplos usos. Localizada ao norte da mancha urbana de Jaguaribe-CE, construída entre os anos de 1995-2003, em uma estratégia do governo brasileiro, com capacidade de 6.700.000m³, com o objetivo de transpor e irrigar parte do sertão nordestino e cearense, além de servir como uma importantíssima reserva de água. Essa descrição refere-se à
Fonte: DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra Secas) https://www.dnocs.gov.br/barragens/castanhao/castanhao.html Acesso em 15 set 2020. para não dar resposta)
De acordo com o trecho supracitado, de que maneira a figura do tapuia é retratada pelo Barão?
Leia o trecho a seguir, retirado da obra Notas para a História do Ceará, de Guilherme Studart (1856-1938), conhecido como Barão de Studart:
É a Capitania do Ceará bem considerável pela sua grandeza, como mostra um mapa bem circunstanciado, que o mesmo hábil Targine traçou de todo o seu território. Pela sua ilustração se conhece ser o ar saudável, o céu sereno, campinas amenas, serras fertilíssimas, rios caudalosos, maiormente na estação das águas. Os naturais Tapuias ou Caboclos (a que vulgarmente chamam índios), vivendo naquela indolência, que inclui nos seus habitantes os climas ardentes, contudo são suscetíveis de estímulos, e de condição de obrarem quanto um superior sábio e ativo lhe inspirar, não fugindo de os sujeitar pelas suas próprias inclinações, o que bem se verifica no Industão pelos ingleses, e na Pensilvânia pelos Quakers, pois é incompatível apareça um homem inábil tirado das mãos de um Diretor filósofo, e político e de um gênio facundo que sabe destruir quanto a ignorância inclui; por esta falta não dá aquela Capitania as consideráveis riquezas, que ela ofereceu à sua capital e se vê tão destituída, desprezada, e inculta desde o seu descobrimento.
(STUDART, Guilherme,1856-1938. Notas para a História do Ceará.2004. p.493-494 Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/1090/702791.pdf Acesso em 16 set 2020)
De acordo com o trecho supracitado, de que maneira a figura do tapuia é retratada pelo Barão?