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O sistema educacional no Brasil tem avançado significativamente ao longo dos anos. Com a criação da Lei 9.394/96, que homologou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, foram introduzidas mudanças significativas na educação básica do Brasil como
I. a ordenação obrigatória do currículo por séries anuais de disciplinas e não por áreas de estudo. II. o atendimento aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino. III. a inclusão dos programas de saúde nos currículos dos anos finais do ensino fundamental. IV. a incorporação de creches e pré-escola, a educação infantil como nível da Educação Básica. V. a descentralização e a autonomia para as escolas e universidades.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
A legislação nacional, através da Constituição Federal, da LDB Lei nº 9.394/96 e do Plano Nacional de Educação, reforça a gestão democrática. Esse amparo legal que a gestão democrática vem recebendo dos órgãos oficiais do governo está associado a uma espera de melhoria da qualidade da educação brasileira. Nesse contexto, podemos afirmar que a gestão democrática da escola

I. descentraliza o poder; o sujeito passa a ser respeitado como cidadão crítico. II. rompe com o paradigma tradicional da administração escolar. III. contempla a participação de todos os atores da escola e da comunidade escolar. IV. ignora os interesses da comunidade embora abra espaços para a participação de todos. V. centraliza as decisões no diretor, inviabilizando a discussão com a comunidade escolar.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
A concepção avaliativa da Escola Municipal Machado de Assis, está baseada na perspectiva classificatória, em que o propósito da avaliação é atribuir ao aluno um conceito de o “melhor” ou o “pior” da turma, tornando a escola em lugar competitivo. Para romper com essa concepção de avaliação e adotar uma perspectiva de avaliação formativa é necessário reconhecer que o(a)
I. feedback para os alunos por meio do diálogo e de comentários é importante. II. professor é o mediador e o estudante o corresponsável por sua aprendizagem. III. aluno precisa memorizar e acumular os conteúdos previamente estabelecidos. IV. dúvida apresenta-se como uma grande possibilidade de crescimento para todos. V. comparação seguida da classificação do aluno é uma norma de excelência.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Leia o fragmento de texto a seguir.
Piaget traz contribuições significativas para algumas áreas específicas do conhecimento humano, caracterizando o processo de aprendizagem e mostrando o que pode e o que deve ser feito para desenvolver o ensino ativo. Dessa forma, Piaget destaca a escola ativa em que a vida do aluno deve estar ligada a toda atividade escolar.
(Revista da Faculdade de Educação - Cáceres - MT - Ano II nº 2 / Jan-Jun 2004.)

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Segundo Piaget, o conhecimento não nasce no sujeito, nem no objeto, mas sim na “interação entre sujeito-objeto”, sendo assim, a aprendizagem deve ocorrer em todos os ambientes que a criança frequenta, sendo intermediado e incentivado por educadores e familiares.
PORQUE
I. Na perspectiva piagetiana aprender é construir ou reconstruir conhecimento e não copiar do real. Isso se dá através dos esquemas de assimilação de um sujeito e da coordenação dos mesmos em estruturas de conhecimento.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
Na Escola Municipal Machado de Assis, durante a Semana Pedagógica, no início do ano letivo, a equipe disponibiliza aos professores um modelo de Plano de Trabalho Docente orientando o seu preenchimento. Nesse contexto, o plano de trabalho docente deve contemplar
I. os conteúdos estruturantes, básicos e específicos. II. os recursos federais do planejamento financeiro. III. os encaminhamentos metodológicos. IV. os critérios de avaliação e os recursos didáticos. V. a supressão da sequência didática planejada.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.