Filtrar


Questões por página:
A torção do cordão espermático, uma das principais causas de escroto agudo, demanda rápida intervenção do urologista, à medida que objetivo primordial é a tentativa de preservação da gônada. Sobre esta emergência urológica, assinale a alternativa correta .
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível que tem como agente etiológico o Treponema pallidum. Sobre esta doença bacteriana, assinale a alternativa correta .
Em relação as anomalias congênitas do trato geniturinário, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A válvula de uretra posterior acomete apenas o sexo masculino e é a causa mais comum de obstrução uretral congênita. ( ) A tríade clássica da Síndrome de Prune -Belly é deficiência da musculatura da parede abdominal, criptorquidia intra -abdominal bilateral e anormalidades do trato urinário. ( ) O Refluxo vesicoureteral é a anomalia urológica mais comum na população pediátrica. ( ) Mesmo após a correção da criptorquidia bilateral, as taxas de paternidade são menores que 20%.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Paciente do sexo masculino,56 anos, com diagnóstico de câncer de próstata apresenta disfunção erétil após prostatectomia radical. Assinale a alternativa que apresenta a provável causa da impotência sexual pós-cirúrgica.
A infecção do trato urinário (ITU) é a mais comum dentre as infecções bacterianas. Cerca de metade das mulheres terá uma ITU durante a vida, sendo que 30% delas já terão tido pelo menos um episódio de ITU antes dos 24 anos de idade.
Sobre as causas e implicações clínicas relacionadas a este processo infeccioso, analise as afirmativas a seguir.
I. Dentre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de ITU estão o uso de espermicidas, novo parceiro sexual, mãe com histórico de ITU e antecedente pessoal de ITU durante a infância. II. Em casos selecionados, em que o tratamento da bacteriúria assintomática se faça necessário, o antibiótico a ser prescrito e a duração do tratamento devem ser os mesmos da ITU sintomática. III. Pacientes com pielonefrite aguda não complicada, que estejam em bom estado geral, com sintomatologia controlada e com boa aceitação de medicação por via oral, o tratamento pode ser realizado de forma ambulatorial. IV. Na suspeita de ITU recorrente, em mulheres sem fatores de risco e com menos de 40 anos a investigação de complicações com exames de imagem e/ ou cistoscopia é mandatória.

Assinale a alternativa correta: