Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir: I. Se o diabetes não for diagnosticado e tratado corretamente, sua evolução pode causar danos cardíacos, aumentando a probabilidade de infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e arritmias cardíacas graves, podendo levar a uma parada cardiorrespiratória e causar transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. Também pode causar danos ao sistema nervoso central, como neuropatia diabética, uma inflamação dos nervos das extremidades e danos aos rins, com risco de insuficiência renal e até a necessidade de transplante. II. A asma brônquica é uma doença inflamatória crônica heterogênea com múltiplos fenótipos e endotipos. É caracterizada por hiper responsividade das vias aéreas, limitação variável do fluxo aéreo, reversível espontaneamente ou com tratamento. A longo prazo, a asma pode levar a condições crônicas, como a pielonefrite, esteatose hepática e hérnia abdominal. Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir: I. A forma disseminada da Leishmaniose Tegumentar é caracterizada pelo aparecimento de múltiplas lesões papulares e de aparência acneiforme que acometem vários segmentos corporais, envolvendo com frequência a face e o tronco. O fenômeno de disseminação ocorre posteriormente ao desenvolvimento das lesões primárias, provavelmente por disseminação do parasito por via hemática ou via linfática e pode ocorrer após tratamento já iniciado para a forma cutânea localizada. II. São sinais e sintomas de hipertireoidismo a sensação de calor; o aumento da transpiração; a fraqueza muscular; as mãos trêmulas; os batimentos cardíacos acelerados; o cansaço e a fadiga; a perda de peso; as pequenas e dolorosas feridas com pus nos órgãos genitais, que aumentam progressivamente de tamanho e profundidade; a diarreia ou as evacuações frequentes; a irritabilidade e a ansiedade; os problemas dos olhos, tais como irritação ou desconforto; a irregularidade menstrual e a infertilidade. Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir: I. A tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa, principalmente através de fluidos genitais. Ao manter relações sexuais com um doente de tuberculose pulmonar bacilífera, o parceiro ou parceira terá contato com fluidos contendo no seu interior o bacilo. II. A transmissão da coqueluche ocorre, principalmente, pelo contato direto de pessoa doente com pessoa suscetível, através de gotículas de secreção da orofaringe eliminadas por tosse, espirro ou ao falar. Em casos raros, pode ocorrer a transmissão por objetos recentemente contaminados com secreções do doente, porém é pouco frequente, pela dificuldade de o agente sobreviver fora do hospedeiro. Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir: I. A dengue clássica é uma doença com duração de vários meses, mas o período de convalescença é acompanhado de grande debilidade física e se prolonga por vários anos. II. Os sintomas iniciais da febre hemorrágica da dengue são semelhantes aos da dengue clássica, porém há um agravamento do quadro, geralmente entre o 3º ou 4º dia de evolução, com aparecimento de manifestações hemorrágicas e colapso circulatório. A fragilidade capilar é evidenciada pela positividade da prova do laço. Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir: I. Para efeito de controle, considera-se que o período de transmissão da coqueluche se estende de 5 dias após o contato com um doente (final do período de incubação) até 3 semanas após o início dos acessos de tosse típicos da doença (fase paroxística). Em lactentes menores de 6 meses, o período de transmissibilidade pode prolongar-se por até 4 a 6 semanas após o início da tosse. A maior transmissibilidade da doença ocorre na fase catarral. II. A infecção por dengue causa uma doença cujo espectro inclui apenas a forma assintomática, sem risco de agravamento da doença nem mesmo de evoluir para o óbito. Marque a alternativa CORRETA: