Filtrar


Questões por página:
Sobre o ensino do componente curricular de língua portuguesa, a Lei de Diretrizes e Base da Educação – Lei nº 9.394/1996, em seu Art.26 §1º dispõe sobre sua aplicação nos currículos, visto que é de suma importância por ser a língua oficial. De acordo com a LDB nº 9.394/1996, assinale a afirmativa correta.
De acordo com o RECNEI – Referencial Curricular Nacional para a Educação Básica, “aprender uma língua não é somente aprender as palavras, mas também os seus significados culturais e, com eles, os modos pelos quais as pessoas do seu meio sociocultural entendem, interpretam e representam a realidade. Elas começam a aprender a partir de informações provenientes de diversos tipos de intercâmbios sociais e a partir das próprias ações, por exemplo, quando presenciam diferentes atos de leitura e escrita por parte de seus familiares, como ler jornais, fazer uma lista de compras, anotar um recado telefônico, seguir uma receita culinária, buscar informações em um catálogo, escrever uma carta para um parente distante, ler um livro de histórias etc”. Neste aspecto, a aprendizagem da língua escrita é concebida das seguintes formas; marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Através da compreensão de um sistema de representação e não somente como a aquisição de um código de transcrição da fala.

( ) Como um aprendizado que coloca diversas questões de ordem conceitual, e não somente perceptivo-motoras, para a criança.

( ) Por intermédio de um processo de construção de conhecimento pelas crianças por meio de práticas que têm como ponto de partida e de chegada o uso da linguagem e a participação nas diversas práticas sociais de escrita.

A sequência está correta em
A imagem a seguir trata-se de um quadro de uma propaganda dos Correios veiculada na mídia por ocasião dos 500 anos de descobrimento do Brasil, utilizando a narrativa da “Carta de Descobrimento do Brasil”, de Pero Vaz Caminha.

Imagem associada para resolução da questão

(Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RcVN9HrjfLs.)

Eles não lavram, nem criam. Não há aqui boi, nem vaca, nem cabra, nem ovelha, nem galinha, nem qualquer outra alimária, que costumada seja ao viver dos homens. Nem comem senão desse inhame, que aqui há muito, e dessa semente e frutos, que a terra e as árvores de si lançam. E com isto andam tais e tão rijos e tão nédios, que o não somos nós tanto, com quanto trigo e legumes comemos.
(A carta de Pero Vaz de Caminha. Fragmento.)

Em uma aula no ensino médio, o professor de literatura e língua portuguesa utilizou, adequadamente, o material anterior apresentado, ou seja, o texto e a exibição do vídeo referido com o objetivo de:
I. Contribuir para o desenvolvimento do conhecimento acerca do período Barroco.
II. Abordar o recurso da intertextualidade apresentando o texto e o vídeo da propaganda referenciada.
III. Introduzir o período da literatura brasileira denominado Quinhentismo, empregando recursos diversificados.

Está correto o que se afirma em
Uma classe profissional caracteriza-se pela homogeneidade do trabalho executado, pela natureza do conhecimento exigido preferencialmente para tal execução e pela identidade de habilitação para o exercício da mesma. A classe profissional é, pois, um grupo dentro da sociedade, específico, definido por sua especialidade de desempenho da tarefa.
(A fonte foi suprimida intencionalmente.)

Considerando a expressão anterior, pode-se afirmar que:
mostrar texto associado
No texto, os advérbios foram empregados para a construção de sentidos como modalizadores do discurso expresso no texto. A respeito desse emprego, pode-se afirmar que os trechos destacados a seguir exemplificam o exposto anteriormente, com EXCEÇÃO de: