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Com base em referênciais da chamada filosofia da práxis e das abordagens críticas do campo do currículo, é possível afirmar que há uma complexa relação entre currículo e interdisciplinaridade. Sobre a interdisciplinaridade, julgue o item a seguir.


Como princípio (imanência) que manifesta o movimento do real, portanto, da gênese da produção histórica do mundo e do conhecimento, e como método (exterioridade) que orienta certa organização do mundo e dos saberes por intermédio das linguagens, a interdisciplinaridade curricular somente se efetiva no âmbito da prática dos sujeitos como atos de aprendizagem e de apropriação mediada do mundo.

A teoria curricular pode ser analisada na perspectiva das concepções tradicionais ou conservadoras, na concepção crítica ou ainda na concepção pós-crítica. Sobre a organização curricular, julgue o item a seguir.


Atualmente, o currículo deve denotar uma sequência articulada de estudos, ou seja, um percurso a ser seguido de forma a garantir a todos uma mesma educação de qualidade.

A teoria curricular pode ser analisada na perspectiva das concepções tradicionais ou conservadoras, na concepção crítica ou ainda na concepção pós-crítica. Sobre a organização curricular, julgue o item a seguir.


O que caracteriza um trabalho interdisciplinar é a busca, a pesquisa e a ousadia em romper os limites das fronteiras estabelecidas entre as várias áreas de conhecimento.

A teoria curricular pode ser analisada na perspectiva das concepções tradicionais ou conservadoras, na concepção crítica ou ainda na concepção pós-crítica. Sobre a organização curricular, julgue o item a seguir.


O trabalho interdisciplinar consiste, primordialmente, em lançar uma ponte para religar as fronteiras que haviam sido estabelecidas anteriormente entre as disciplinas com o objetivo preciso de assegurar a uma delas seu caráter propriamente positivo, segundo modos particulares e com resultados específicos.

A teoria curricular pode ser analisada na perspectiva das concepções tradicionais ou conservadoras, na concepção crítica ou ainda na concepção pós-crítica. Sobre a organização curricular, julgue o item a seguir.


No currículo integrado, os diferentes conteúdos são partes de um todo e cada função dessa parte é explicar esse todo, não havendo nenhuma redução da autonomia do conteúdo.