limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
O saldo patrimonial apurado na DVP deve ser transferido para o balanço patrimonial, passando a constituir o resultado patrimonial do exercício, que pode ser o ativo real líquido ou o passivo real a descoberto.
mostrar texto associado
Na elaboração do balanço financeiro, são utilizados critérios diferenciados para registrar os ingressos e os dispêndios orçamentários e extraorçamentários, pelas características peculiares das contas de resultado e patrimoniais.
mostrar texto associado
É desnecessária a existência de recursos nas disponibilidades para o exercício seguinte, ainda que haja despesas não pagas no exercício anterior, uma vez que, a cada novo exercício financeiro, ocorre nova movimentação de recursos entre unidades do sistema de programação financeira.
mostrar texto associado

No grupo dos ingressos extraorçamentários, incluem-se os valores de restos a pagar do exercício com a finalidade de compensar os valores das correspondentes despesas orçamentárias, realizadas e não pagas.

mostrar texto associado
A efetiva arrecadação dos valores estimados em cada natureza é denominada receita realizada, que, ao final de cada exercício, poderá ser igual, maior ou menor que a estimada.