Questões do concurso:
        SEFAZ-SP - 2009 - AFR
      
      
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                Concurso:
                SEFAZ-SP
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Direito Tributário                    
                  
                  
                
              
            
      A Constituição Federal de 1988 cuida da repartição de receitas tributárias do ICMS da seguinte forma:
I. cinquenta por cento do produto da arrecadação pertencem aos Municípios.
II. três quartos, no mínimo, do que é destinado aos Municípios será devido na proporção do valor adicionado nas operações relativas à circulação de mercadorias e nas prestações de serviços, realizadas em seus territórios.
III. até um quarto do que é destinado aos Municípios será creditado conforme dispuser lei estadual.
IV. lei estadual poderá utilizar-se de critérios a serem preenchidos pelos Municípios para realizar a repartição de receita do ICMS.
Está correto o que se afirma APENAS em
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      I. cinquenta por cento do produto da arrecadação pertencem aos Municípios.
II. três quartos, no mínimo, do que é destinado aos Municípios será devido na proporção do valor adicionado nas operações relativas à circulação de mercadorias e nas prestações de serviços, realizadas em seus territórios.
III. até um quarto do que é destinado aos Municípios será creditado conforme dispuser lei estadual.
IV. lei estadual poderá utilizar-se de critérios a serem preenchidos pelos Municípios para realizar a repartição de receita do ICMS.
Está correto o que se afirma APENAS em
                Concurso:
                SEFAZ-SP
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Direito Tributário                    
                  
                  
                
              
            
      Conforme o art.3º do CTN,  Tributo é toda prestação pecuniária compulsória,  em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir,  que não constitua sanção de ato ilícito,  instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
Partindo da premissa de que o conceito de tributo previsto no Código Tributário Nacional foi recepcionado pela Constituição Federal de 1988 e fazendo uma interpretação sistemática do Código Tributário Nacional inserido na ordem constitucional vigente, é correto afirmar que no conceito legal de tributo é possível identificar alguns dos denominados "princípios constitucionais tributários". São identificáveis no conceito legal de tributo os princípios
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      Partindo da premissa de que o conceito de tributo previsto no Código Tributário Nacional foi recepcionado pela Constituição Federal de 1988 e fazendo uma interpretação sistemática do Código Tributário Nacional inserido na ordem constitucional vigente, é correto afirmar que no conceito legal de tributo é possível identificar alguns dos denominados "princípios constitucionais tributários". São identificáveis no conceito legal de tributo os princípios
                Concurso:
                SEFAZ-SP
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Direito Tributário                    
                  
                  
                
              
            A relação jurídica tributária refere-se não só à obrigação tributária stricto sensu, como ao plexo de deveres instrumentais, (positivos ou negativos) que gravitam em torno do tributo, colimando facilitar a aplicação exata da norma jurídica que o previu.(...) Todos estes deveres, repita-se, não possuem, em si mesmos, cunho patrimonial.
(Roque Antônio CARRAZZA. Curso de direito constitucional tributário. 23. ed. São Paulo: Malheiros, 2007, p. 331-332).
O texto refere-se à obrigação tributária
                Concurso:
                SEFAZ-SP
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Direito Tributário                    
                  
                  
                
              
            
      Dispõe o § 2º,  do art.62,  da Constituição Federal,  que medida provisória que implique instituição ou majoração de impostos,  exceto os impostos de importação,  exportação,  sobre operações de câmbio,  crédito,  seguro e valores mobiliários,  produtos industrializados e extraordinário,  só produzirá efeitos no exercício financeiro seguinte,  se houver sido convertida em lei até o último dia daquele em que foi editada. Por sua vez,  dispõe o §1º do art.150,  in fine,  da Constituição Federal,  que a anterioridade mínima de 90 dias para a incidência de leis instituidoras ou majoradoras de tributos não se aplica aos seguintes tributos: empréstimos compulsórios para atender a despesas extraordinárias; imposto de importação; imposto de exportação; imposto de renda; imposto sobre operações de câmbio,  crédito,  seguro e valores mobiliários; e imposto extraordinário.
Uma medida provisória editada em março de 2009 que venha a majorar o imposto de importação e o imposto de renda
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      Uma medida provisória editada em março de 2009 que venha a majorar o imposto de importação e o imposto de renda
                Concurso:
                SEFAZ-SP
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Direito Tributário                    
                  
                  
                
              
            
      Em abril de 2008,  foi realizada fiscalização em empresa atacadista,  na qual constatou-se,  em sua escrita fiscal,  em relação ao ICMS devido no período de setembro de 2002 a novembro de 2003,  que não teria havido o correspondente pagamento antecipado por parte do contribuinte e,  em relação ao ICMS devido no período de dezembro de 2003 a março de 2005,  teria havido pagamento antecipado a menor. Em virtude de tais fatos,  foi lavrado Auto de Infração e Imposição de Multa com cobrança das diferenças de ICMS devido,  mais multa e juros de mora. A regular notificação do Auto de Infração deu-se em abril de 2008. Nesse caso,     
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      