283 Questões de concurso encontradas
Página 31 de 57
Questões por página:
A prática escolar está vinculada a condicionamentos de natureza social e política, que obrigam a uma constante reflexão sobre a diferente natureza do papel da escola e da aprendizagem, com reflexos explícitos e implícitos na forma como os professores realizam o seu trabalho na escola. Por intermédio do conhecimento das tendências pedagógicas e dos seus pressupostos de aprendizagem, o docente terá a oportunidade de avaliar os fundamentos teóricos utilizados em suas práticas na sala de aula. A educação, o professor e o educando apresentam-se com diferentes papéis, em cada uma das tendências pedagógicas. A didática tem desempenhado diversificados papéis associados às inúmeras tendências pedagógicas.
(Libâneo,2006.)
O termo “progressista” é empregado para designar as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. De acordo com a classificação de Libâneo, assinale a alternativa que evidencia corretamente todas as tendências progressistas.
A prática escolar está vinculada a condicionamentos de natureza social e política, que obrigam a uma constante reflexão sobre a diferente natureza do papel da escola e da aprendizagem, com reflexos explícitos e implícitos na forma como os professores realizam o seu trabalho na escola. Por intermédio do conhecimento das tendências pedagógicas e dos seus pressupostos de aprendizagem, o docente terá a oportunidade de avaliar os fundamentos teóricos utilizados em suas práticas na sala de aula. A educação, o professor e o educando apresentam-se com diferentes papéis, em cada uma das tendências pedagógicas. A didática tem desempenhado diversificados papéis associados às inúmeras tendências pedagógicas.
(Libâneo,2006.)
I. Privilegiar não tanto o conteúdo e, sim, o raciocínio. II. Enfatizar que mais importante do que memorizar os conceitos é saber como obtê-los. III. Privilegiar uma mera descrição dos fatos e dos lugares. IV. Levar os educandos a conhecer o mundo em que vivem em todas as suas escalas, tendo em vista a cooperação e a convivência harmoniosa. V. Incentivar o mero acúmulo de conhecimentos geográficos.
Sobre as estratégias para se romper com a crise do ensino de geografia no século XXI, está correto o que se afirma em