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A prática escolar consiste na concretização das condições que asseguram a realização do trabalho docente. Tais condições não se reduzem ao estritamente "pedagógico", já que a escola cumpre funções que lhe são dadas pela sociedade concreta que, por sua vez, apresenta-se como constituída por classes sociais com interesses antagônicos (LIBÂNEO,2014, 19/21).
Libâneo (2014) organiza um levantamento das tendências pedagógicas que têm se firmado nas escolas pela prática dos professores, fornecendo uma breve explanação dos pressupostos teóricos e metodológicos de cada uma.
I. A Pedagogia Liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papeias sociais, de acordo com as aptidões coletivas. II. A tendência Liberal Renovada acentua, igualmente, o sentido da cultura como desenvolvimento das aptidões coletivas. Mas a educação é um processo externo, não interno; ela parte das necessidades e interesses coletivos necessários para a adaptação ao meio. III. A tendência liberal tecnicista subordina a educação à sociedade, tendo como função a preparação de "recursos humanos"(mão-de-obra para indústria). IV. O papel da escola na Tendência liberal renovada progressivista é o de adequar as necessidades coletivas ao meio social e, para isso, ela não deve se organizar de forma a retratar, o quanto possível, a vida. V. A pedagogia progressista tem-se manifestado em três tendências: a libertadora, mais conhecida como pedagogia de Paulo Freire, a libertária, que reúne os defensores da autogestão pedagógica; a crítico-social dos conteúdos que, diferentemente das anteriores, acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto cor as realidades sociais.
Está correto o que se afirma, apenas, em:
Acerca do autodenominado "Governo das Mudanças"no Ceará marque a alternativa correta:
"[...] Ao assumir a condição de beato [...] abraçou, também, um direcionamento político para a sua vida. Baixa Danta e Caldeirão foram organizados a partir de sua liderança, baseada em três princípios: fraternidade, oração e trabalho. [...] Naquela ética de base cristã, o trabalho era a única forma de obter o pão de cada dia, pois ninguém deveria viver às custas do trabalho alheio. Um homem não poderia ficar rico explorando o semelhante. Era uma religiosidade não-capitalista."Lopes Ramos, Francisco R. Juazeiro e Caldeirão: espaços de sagrado e profano. In: Simone de Sousa; Adelaide Gonçalves ... [et al]. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha,2007. (Adaptado)
- Acerca das experiências do Caldeirão marque a opção correta:
"Em Pernambuco e sua área de influência - as províncias do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas -, o processo de independência apresentou trajetória peculiar. Afinal, foi naquela região que eclodira em 1817, ainda sob a presença da corte joanina no trópicos, um movimento político cujo objetivo era instituir um regime que pretendia ser, no final de contas, republicano." Silva, Luiz Geraldo S. da. O avesso da Independência: Pernambuco (1817 - 24). In: Malerba J. (Org.) A independência brasileira: novas dimensões. Rio de Janeiro: Editora FGV,2006. (Adaptado).
- Sobre a Revolução Pernambucana de 1817 marque a opção correta:
"O estabelecimento dos aldeamentos foi essencial para consolidar a conquista portuguesa e redefinir o espaço cearense. Teve também um papel importante quanto ao nível ideológico desses povos para aceitarem o novo modo de vida, pois nenhuma conquista se mantém apenas pela violência, ". Pinheiro, F. J. Mundos em confronto: povos nativos e europeus na disputa pelo território. In: Uma nova história do Ceará. (Org.) Simone de Sousa, Adelaide Gonçalves ... [et al]. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha,2007. (Adaptado)
- Acerca do processo de ocupação do território e da criação dos núcleos urbanos na Região do Cariri, marque a opção incorreta: