1.145 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 213 de 229                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Com relação aos fundamentos da educação teatral e das pedagogias do teatro, julgue o item que segue.
Quando o teatro é utilizado como ferramenta para a  aprendizagem de outras disciplinas (tais como história,  geografia,  português),  potencializa‐se a aprendizagem  da linguagem teatral e a ação pedagógica se configura  como interdisciplinar.
A ampliação de repertórios estéticos é um dos objetivos do ensino de teatro no ensino médio. Assim, conhecer e(ou) experimentar, por meio de leituras dramáticas e(ou) jogos e cenas, a dramaturgia de autores brasileiros, como Martins Pena, Artur de Azevedo, Nelson Rodrigues, Molière, Vianinha, Oswald de Andrade, Plínio Marcos, Ariano Suassuna etc., é um caminho que pode ser profícuo para essa conquista cultural.
Os estudos sobre recepção e mediação teatral têm se expandido nas últimas décadas no Brasil, contribuindo para ações culturais, artísticas e(ou) pedagógicas realizadas por agentes culturais, artistas e professores que possuem no cerne de sua preocupação o teatro como educação. Com base nesses estudos, julgue o seguinte item.
A variação entre espectador e público acentua  diferentes ênfases: por um lado, o aspecto subjetivo da  relação entre o indivíduo e a obra e, por outro, ações,  tendo em vista o conjunto dos fruidores e a expectativa  da sua ampliação quantitativa.
A pedagogia do espectador defende que a leitura cênica é inventiva e ocorre na tensão entre o modo de produção proposto pelo autor e aquele a que o espectador está habituado (seus horizontes de expectativas).
No livro A linguagem da encenação teatral, Roubine contextualiza historicamente e analisa a encenação como arte autônoma. Acerca dos elementos da linguagem e da encenação teatral, julgue o item a seguir.
O encenador Bertolt Brecht propunha, pelo teatro épico  e suas peças didáticas, o efeito estético da catarse, em  prol da reflexão crítica e politizada do espectador.
