1.145 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 210 de 229                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o seguinte item.
O trabalho pedagógico compreende que a  transformação da prática social se inicia a partir do  reconhecimento dos educandos no processo educativo.
Vários educadores musicais desenvolveram métodos de musicalização, enfatizando diferentes aspectos, como a dança e o movimento, o ritmo da palavra, a execução em grupos, a percepção auditiva, a improvisação e a criação musical. Com relação aos fundamentos da educação musical, julgue o item subsequente.
Émile Jacques‐Dalcroze, Carl Orff, Zoltan Kodály, Edgar  Willems e Shinichi Suzuki desenvolveram “métodos  ativos musicais”, em que propõem a experiência direta  do sujeito com a música, a partir da vivência de diversos  elementos.
Vários educadores musicais desenvolveram métodos de musicalização, enfatizando diferentes aspectos, como a dança e o movimento, o ritmo da palavra, a execução em grupos, a percepção auditiva, a improvisação e a criação musical. Com relação aos fundamentos da educação musical, julgue o item subsequente.
Para “ensinar música musicalmente”,  como propõe  Swanwick (2003),  é necessário que se priorize  inicialmente os símbolos musicais,  pois a música é  linguagem e possui uma simbologia própria,  universal,  que deve ser decodificada pelo intérprete.
Murray Schafer, compositor canadense e educador musical, propõe atenção na capacidade perceptiva sonora e musical e enfatiza um fazer musical criativo, com materiais e sons do ambiente.
A respeito da influência africana na música brasileira, julgue o próximo item.
A característica rítmica e tímbrica da música africana é a  que mais se difundiu no Brasil. Jongo,  maracatu,  capoeira,  samba de aboio,  carimbó,  entre outras,  são  manifestações que permanecem vivas. No entanto, além  da polirritmia, foram herdadas a melodização poética e  as harmonias vocais trazidas pelos iorubás. Uma das  formas mais características do canto africano é o canto  responsorial, alternando coro e solista.
