Questões do concurso:
         Prefeitura de Chapecó - SC  - 2024 - FEPESE - 2024 - Prefeitura de Chapecó - SC - Professor de Educação Especial - Professor Bilíngue
      
      
       limpar filtros
      
                    
                
                  30 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 4 de 6                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                    
                Concurso:
                 Prefeitura de Chapecó - SC 
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                Para Hernández e Montserrat, a aprendizagem nos projetos de trabalho, baseia-se fundamentalmente:  
    
                Concurso:
                 Prefeitura de Chapecó - SC 
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 Analise o texto abaixo:  
 
“A prática escolar consiste na concretização das condições que asseguram a realização do trabalho docente. Tais condições não se reduzem ao estritamente “pedagógico”, já que a escola cumpre funções que lhe são dadas pela sociedade concreta que, por sua vez, se apresenta como constituída por classes sociais com interesses antagônicos. A prática escolar, assim, tem atrás de si condicionantes sociopolíticos que configuram diferentes concepções de homem e de sociedade consequentemente, diferentes pressupostos sobre o papel da escola, a aprendizagem, as relações professor-aluno, técnicas pedagógicas etc. Fica claro que o modo como os professores realizam seu trabalho, selecionam, organizam o conteúdo das matérias e/ ou escolhem técnicas de ensino e avaliação tem a ver com pressupostos teórico-metodológicos, explícita ou implicitamente”. (LIBÂNEO,1985)
 
Utilizando como critério a posição que adotam em relação aos condicionantes sociopolíticos da escola, as tendências pedagógicas foram classificadas em:
    “A prática escolar consiste na concretização das condições que asseguram a realização do trabalho docente. Tais condições não se reduzem ao estritamente “pedagógico”, já que a escola cumpre funções que lhe são dadas pela sociedade concreta que, por sua vez, se apresenta como constituída por classes sociais com interesses antagônicos. A prática escolar, assim, tem atrás de si condicionantes sociopolíticos que configuram diferentes concepções de homem e de sociedade consequentemente, diferentes pressupostos sobre o papel da escola, a aprendizagem, as relações professor-aluno, técnicas pedagógicas etc. Fica claro que o modo como os professores realizam seu trabalho, selecionam, organizam o conteúdo das matérias e/ ou escolhem técnicas de ensino e avaliação tem a ver com pressupostos teórico-metodológicos, explícita ou implicitamente”. (LIBÂNEO,1985)
Utilizando como critério a posição que adotam em relação aos condicionantes sociopolíticos da escola, as tendências pedagógicas foram classificadas em:
                Concurso:
                 Prefeitura de Chapecó - SC 
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 Com base nas pesquisas de Jussara Hoffmann, é possível dizer que a avaliação mediadora passa pelos princípios da: 
 
1. Investigação precoce.
2. Linearidade.
3. Provisoriedade.
4. Complementaridade.
 
 
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
    1. Investigação precoce.
2. Linearidade.
3. Provisoriedade.
4. Complementaridade.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
                Concurso:
                 Prefeitura de Chapecó - SC 
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 De acordo com Celso Vasconcellos (2005), avaliar aprendizagens tem sido, há muito tempo, um sério problema no contexto educacional brasileiro.  
De acordo com o referido autor, a avaliação:
 
1. Deve ser feita de maneira independente das demais ações pedagógicas.
2. Precisa ser realizada dentro de um projeto político-pedagógico.
3. Precisa estar vinculada a um projeto social mais amplo.
4. Deve considerar os aspectos quantitativos em detrimento dos qualitativos.
 
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
    De acordo com o referido autor, a avaliação:
1. Deve ser feita de maneira independente das demais ações pedagógicas.
2. Precisa ser realizada dentro de um projeto político-pedagógico.
3. Precisa estar vinculada a um projeto social mais amplo.
4. Deve considerar os aspectos quantitativos em detrimento dos qualitativos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
                Concurso:
                 Prefeitura de Chapecó - SC 
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 Consta no artigo de Elaine Rabello José Silveira Passos, intitulado Vygotsky e o desenvolvimento humano, que:  
Vygotsky et al. (1988) acredita que as características individuais e até mesmo suas atitudes individuais estão impregnadas de trocas com o coletivo, ou seja, mesmo o que tomamos por mais individual de um ser humano foi construído a partir de sua relação com o indivíduo.
Suas maiores contribuições estão nas reflexões sobre o desenvolvimento infantil e sua relação com a aprendizagem em meio social, e também:
    Vygotsky et al. (1988) acredita que as características individuais e até mesmo suas atitudes individuais estão impregnadas de trocas com o coletivo, ou seja, mesmo o que tomamos por mais individual de um ser humano foi construído a partir de sua relação com o indivíduo.
Suas maiores contribuições estão nas reflexões sobre o desenvolvimento infantil e sua relação com a aprendizagem em meio social, e também:
