Questões do concurso:
        Prefeitura de Camocim de São Félix - PE - 2024 - FUNCEPE - 2024 - Prefeitura de General Sampaio - CE - Professor do 1º ao 5º Ano
      
      
       limpar filtros
      
                    
                
                  60 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 2 de 12                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                    
                Concurso:
                Prefeitura de Camocim de São Félix - PE
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Não definido                    
                  
                  
                
              
            
             Questão Anulada
          
          
        
            Avalie as seguintes afirmativas sobre o planejamento participativo e o ciclo ação-reflexão-ação. 
 
I. O planejamento participativo exclui a necessidade de reflexão individual por parte dos professores, já que se baseia na colaboração coletiva.
II. A ação-reflexão-ação no planejamento participativo permite a adaptação contínua do processo educativo, atendendo às necessidades emergentes dos alunos. A reflexão no planejamento participativo é um processo passivo, focado apenas em avaliar o que foi feito.
III. O planejamento participativo incentiva a autonomia dos alunos, permitindo-lhes ter voz ativa na construção do seu próprio processo de aprendizagem.
IV. No planejamento participativo, a etapa de ação é seguida por uma fase de reflexão, que, por sua vez, leva a ajustes e novas ações.
 
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
    I. O planejamento participativo exclui a necessidade de reflexão individual por parte dos professores, já que se baseia na colaboração coletiva.
II. A ação-reflexão-ação no planejamento participativo permite a adaptação contínua do processo educativo, atendendo às necessidades emergentes dos alunos. A reflexão no planejamento participativo é um processo passivo, focado apenas em avaliar o que foi feito.
III. O planejamento participativo incentiva a autonomia dos alunos, permitindo-lhes ter voz ativa na construção do seu próprio processo de aprendizagem.
IV. No planejamento participativo, a etapa de ação é seguida por uma fase de reflexão, que, por sua vez, leva a ajustes e novas ações.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
                Concurso:
                Prefeitura de Camocim de São Félix - PE
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Não definido                    
                  
                  
                
              
                 A avaliação da aprendizagem é um componente integrante do processo educativo. Quando concebida como um processo contínuo e formativo, a avaliação transcende a função de mera mensuração do rendimento, transformando-se em uma ferramenta para o desenvolvimento e aprimoramento contínuo do aluno. No contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental, qual afirmação aborda a avaliação da aprendizagem, considerando-a como um processo contínuo e formativo?   
    
                Concurso:
                Prefeitura de Camocim de São Félix - PE
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Não definido                    
                  
                  
                
              
                 Considerando a complexidade da avaliação da aprendizagem como um processo contínuo e formativo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, qual das seguintes práticas incorpora essa abordagem no contexto educacional?   
    
                Concurso:
                Prefeitura de Camocim de São Félix - PE
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Não definido                    
                  
                  
                
              
                 A construção do conhecimento no ambiente educacional exige uma abordagem que considere a transposição didática, a interdisciplinaridade e a contextualização dos conteúdos. Em relação à construção do conhecimento nos anos iniciais do Ensino Fundamental, qual das seguintes afirmações incorpora a transposição didática, a interdisciplinaridade e a contextualização dos conteúdos?   
    
                Concurso:
                Prefeitura de Camocim de São Félix - PE
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Não definido                    
                  
                  
                
              
                 A construção do conhecimento no ambiente educacional envolve processos complexos como a transposição didática, a interdisciplinaridade e a contextualização dos conteúdos. Avalie as seguintes afirmativas sobre a construção do conhecimento, assinalando (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.  
 
( ) A transposição didática refere-se ao processo de simplificar os conteúdos acadêmicos sem alterar sua essência, tornando-os acessíveis aos alunos.
( ) A interdisciplinaridade na educação limita a capacidade do aluno de conectar conhecimentos de diferentes disciplinas.
( ) Contextualizar os conteúdos significa relacioná-los com a realidade e experiências vividas pelos alunos.
( ) A transposição didática e a contextualização dos conteúdos são irrelevantes para o desenvolvimento de habilidades críticas e de resolução de problemas.
( ) Integrar conhecimentos de diversas áreas (interdisciplinaridade) promove uma compreensão mais profunda e uma aplicação prática do aprendizado.
 
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
    ( ) A transposição didática refere-se ao processo de simplificar os conteúdos acadêmicos sem alterar sua essência, tornando-os acessíveis aos alunos.
( ) A interdisciplinaridade na educação limita a capacidade do aluno de conectar conhecimentos de diferentes disciplinas.
( ) Contextualizar os conteúdos significa relacioná-los com a realidade e experiências vividas pelos alunos.
( ) A transposição didática e a contextualização dos conteúdos são irrelevantes para o desenvolvimento de habilidades críticas e de resolução de problemas.
( ) Integrar conhecimentos de diversas áreas (interdisciplinaridade) promove uma compreensão mais profunda e uma aplicação prática do aprendizado.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
