Questões do concurso:
        Prefeitura de Camocim de São Félix - PE - 2024 - FUNCEPE - 2024 - Prefeitura de General Sampaio - CE - Professor do 1º ao 5º Ano
      
      
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                Concurso:
                Prefeitura de Camocim de São Félix - PE
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 Autor do movimento chamado Pedagogia Crítica, Paulo Freire defendia que o maior objetivo da educação é conscientizar o estudante, incentivando a criticidade. Em seu livro de maior sucesso, ‘Pedagogia do Oprimido’ (1968), o filósofo afirma que a educação é um ato político que liberta os indivíduos por meio da consciência crítica,  transformadora e diferencial. 
Podemos concluir que, para Paulo Freire,
    Podemos concluir que, para Paulo Freire,
                Concurso:
                Prefeitura de Camocim de São Félix - PE
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 A Meta 5 do Plano Nacional de Educação (2014) prevê a alfabetização de todas as crianças, no máximo,   
    
                Concurso:
                Prefeitura de Camocim de São Félix - PE
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                Leia com atenção as assertivas a seguir.
Para alguns especialistas, um dos grandes obstáculos para a construção de uma escola mais democrática é justamente a inércia das instituições escolares, cuja cultura interna não foi formada pelo princípio de que todos podem progredir de formas diferenciadas. A instituição escolar está mais bem preparada para selecionar e hierarquizar, obrigar os sujeitos, impor homogeneidade, taylorizar os tratamentos educacionais, padronizar tempo, métodos e exigências acadêmicas, do que para individualizar e acolher pessoas singulares e pontos de partida desiguais.
PORQUE
o propósito da escola de educar para a cidadania e democracia não se realiza, pois faltam elos na construção de tais ideais que ultrapassam questões de metodologia, currículo e o cotidiano da sala de aula.
Marque a opção CORRETA.
    
    Para alguns especialistas, um dos grandes obstáculos para a construção de uma escola mais democrática é justamente a inércia das instituições escolares, cuja cultura interna não foi formada pelo princípio de que todos podem progredir de formas diferenciadas. A instituição escolar está mais bem preparada para selecionar e hierarquizar, obrigar os sujeitos, impor homogeneidade, taylorizar os tratamentos educacionais, padronizar tempo, métodos e exigências acadêmicas, do que para individualizar e acolher pessoas singulares e pontos de partida desiguais.
PORQUE
o propósito da escola de educar para a cidadania e democracia não se realiza, pois faltam elos na construção de tais ideais que ultrapassam questões de metodologia, currículo e o cotidiano da sala de aula.
Marque a opção CORRETA.
                Concurso:
                Prefeitura de Camocim de São Félix - PE
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 Assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a educação básica poderá organizar-se em 
( ) séries semestrais.
( ) períodos trimestrais.
( ) ciclos, alternância regular de períodos de estudos.
( ) grupos não-seriados
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
    ( ) séries semestrais.
( ) períodos trimestrais.
( ) ciclos, alternância regular de períodos de estudos.
( ) grupos não-seriados
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
                Concurso:
                Prefeitura de Camocim de São Félix - PE
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 Analise as afirmativas, julgando-as com atenção. 
I. Padronização de ideias e de concepções pedagógicas constitui um dos princípios educacionais.
II. A educação básica é obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade.
III. A educação infantil é gratuita às crianças de até 4 (quatro) anos de idade.
IV. O acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
    I. Padronização de ideias e de concepções pedagógicas constitui um dos princípios educacionais.
II. A educação básica é obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade.
III. A educação infantil é gratuita às crianças de até 4 (quatro) anos de idade.
IV. O acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
