Questões do concurso:
        SEDUC-MT - 2023 - SELECON - 2023 - SEDUC-MT - Técnico Administrativo Educacional - Instrutor de Surdos
      
      
       limpar filtros
      
                    
                
                  30 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 2 de 6                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                         O Decreto Federal nº 5626/2005, que regulamenta a Lei nº 10.436,2002, e o art.18 da Lei nº 10.098/2000, considera pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais,  manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras. O referido decreto avalia eficiência auditiva como a perda bilateral, parcial ou total, de:   
         Uma grande conquista da comunidade surda brasileira,  considerada como um marco histórico, é a Lei n° 10436, de 24 de abril de 2002, que reconhece como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de expressão a ela associados. Essa lei dispõe em seu parágrafo único que a Língua Brasileira de Sinais:   
         Durante um longo período de tempo foi reforçada a ideia de que a Libras é uma língua semelhante ao português, mas com a particularidade de ser feita com as mãos. Nesse sentido,  pensava-se que os sinais supriam cada palavra, mantendo a mesma estrutura da fala em português. Contudo, hoje, se sabe que a Libras possui uma estrutura gramatical própria. Sobre os aspectos linguísticos da língua de sinais, pode-se considerar que:   
         Entre os dias 06 e 11 de setembro de 1880, em Milão,  ocorreu o Congresso Internacional de Educadores de Surdos, no qual os reformadores votaram uma metodologia que passasse a servir como referência mundial que pudesse nortear a educação de surdos. Trata-se da primeira conferência internacional com o propósito de discutir a respeito da educação de surdos,  reunindo mais de 160 educadores e especialistas da área. Como resultado do Congresso, surgiram oito resoluções que garantiam a hegemonia da filosofia educacional que corroborou para a instituição: