Questões do concurso:
        SEED-PR - 2025 - Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Informática - SEEC-RN - 2025 - FGV
      
      
       limpar filtros
      
                    
                
                  65 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 9 de 13                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                         Lev Vygotsky é um dos autores mais influentes na área da educação, tendo teorizado sobre o aprendizado e o desenvolvimento humanos.  
Suas concepções são caracterizadas pela
    Suas concepções são caracterizadas pela
     Com relação ao pensamento de Paulo Freire, avalie as afirmativas a seguir.  
I. O modo como se organizam as relações no ambiente escolar reflete uma posição política em relação às estruturas sociais.
II. A transferência de conhecimentos do professor para o aluno é a ferramenta mais adequada para a sua conscientização.
III. A educação é uma forma de exercício de liberdade e de humanidade para os que estão em posição social de subalternidade.
 
Está de acordo com o pensamento do autor o que se afirma em
    I. O modo como se organizam as relações no ambiente escolar reflete uma posição política em relação às estruturas sociais.
II. A transferência de conhecimentos do professor para o aluno é a ferramenta mais adequada para a sua conscientização.
III. A educação é uma forma de exercício de liberdade e de humanidade para os que estão em posição social de subalternidade.
Está de acordo com o pensamento do autor o que se afirma em
     O teórico da educação Cipriano Luckesi distingue entre o ato de examinar e o ato de avaliar. O primeiro seria pontual,  classificatório e excludente, enquanto o segundo seria não-pontual, diagnóstico e inclusivo.  
Assinale a opção que exemplifica o ato de examinar.
    Assinale a opção que exemplifica o ato de examinar.
      O ponto de partida para se ensinar a turma toda, sem diferenciar o ensino para cada aluno ou grupo de alunos, é entender que a diferenciação é feita pelo próprio aluno, ao aprender, e não pelo professor, ao ensinar! (...) Buscar essa igualdade como produto final da aprendizagem é fazer educação compensatória, em que se acredita na superioridade de alguns, inclusive a do professor, e na inferioridade de outros (...).  
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna,2003.
O trecho acima apresenta uma crítica a uma certa visão sobre a inclusão na sala de aula. Assinale a opção que indica corretamente a concepção criticada.
    MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna,2003.
O trecho acima apresenta uma crítica a uma certa visão sobre a inclusão na sala de aula. Assinale a opção que indica corretamente a concepção criticada.
     O projeto político-pedagógico pode ser analisado nas partes que o compõem, como é o caso do seu aspecto diagnóstico. 
Assinale a opção que identifica uma ação diagnóstica.
    Assinale a opção que identifica uma ação diagnóstica.
