Questões do concurso:
        Prefeitura de Brejetuba - 2020 - IDCAP - 2020 - Prefeitura de Brejetuba - ES - Professor de Anos Iniciais do Ensino Fundamental
      
      
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            Questões por página:
    
                    
                Concurso:
                Prefeitura de Brejetuba
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 Há muitas concepções do processo educacional presentes na Educação Infantil,  desde práticas assistencialistas até as que buscam antecipar para as pré-escolas conteúdos e metodologias do Ensino Fundamental.  Dentre tantas possibilidades encontra-se a concepção que percebe a Pré-Escola como um momento privilegiado para estimular o desenvolvimento integral da criança, o que leva a um conjunto de práticas que:   
    
                Concurso:
                Prefeitura de Brejetuba
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 Na organização do trabalho do professor de educação infantil, as atividades de alimentação e higiene das crianças:   
    
                Concurso:
                Prefeitura de Brejetuba
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 A BNCC de Educação Infantil estabelece seis direitos de aprendizagem. Para contemplá-los, o professor precisa sempre tê-los em mente para garantir que as experiências propostas estejam de acordo com os aspectos considerados fundamentais no processo.  “Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais,  seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais,  corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas,  sociais e relacionais”.  Esse conceito está relacionado a qual direito de aprendizagem:   
    
                Concurso:
                Prefeitura de Brejetuba
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 Em instituições de ensino com escadas ou com longos corredores, os professores podem ficar tentados a pegar as crianças pelas mãos ou a carregar as que apresentam maior dificuldade de locomoção. Essa atitude tem uma boa intenção, os educadores acreditam que assim, as crianças terão mais tempo para o lazer e para outras atividades se chegarem mais rápido na pracinha ou em outra sala de aula, por exemplo. Mas incentivar a criança a autonomia pode ser até mais benéfica e é importante: permite que que ela enfrente obstáculos e os supere, respeitando seu próprio ritmo. Esse exemplo está relacionado a que conceito de aprendizagem:   
    
                Concurso:
                Prefeitura de Brejetuba
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 Um dos trechos mais relevantes da BNCC trata sobre os Campos de Experiência, cinco pontos que instigam a reflexão dos educadores sobre quais são as experiências fundamentais para que a criança aprenda e se desenvolva integralmente.  Coloca ênfase nas experiências das crianças em situações de brincadeiras, nas quais exploram o espaço com o corpo e as diferentes formas de movimentos. A partir daí, elas constroem referenciais que as orientam em relação a aproximar-se ou distanciar-se de determinados pontos, por exemplo. O Campo também valoriza as brincadeiras de faz de conta, nas quais as crianças podem representar o cotidiano ou o mundo da fantasia interagindo com as narrativas literárias ou teatrais.  A descrição acima é referente a que Campo de Experiência:   
    