limpar filtros
Questões por página:
Conforme previsto na Portaria GM/MS nº 2 de Consolidação das normas sobre as políticas nacionais de saúde do Sistema Único de Saúde - SUS, são políticas gerais de promoção, proteção e recuperação da Saúde do SUS:
I. Política Nacional de Cuidados Paliativos.
II. Política Nacional de Sangue, Componentes e Hemoderivados.
III. Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.
IV. Política Nacional de Alimentação e Nutrição.
V. Política de Saúde Mental.
Analise os itens anteriores e assinale a alternativa CORRETA.
A Constituição em seu artigo 198 estabelece que as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede, constituindo um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:
“Sigilo e a confidencialidade de todas as informações pessoais, mesmo após a morte, salvo nos casos de risco à saúde pública, é garantida na Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, conforme a Resolução CNS nº 553 está garantida na seguinte diretriz:

A humanização vista não como programa, mas como política pública que atravessa/transversaliza as diferentes ações e instâncias gestoras do Sistema Único de Saúde - SUS implica em traduzir os princípios do SUS em modos de operar dos diferentes equipamentos e sujeitos da rede de saúde. Na busca de um SUS humanizado o Ministério da Saúde instituiu a Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão no Sistema Único de Saúde – HumanizaSUS - PNH. A PNH se estrutura a partir de: Princípios; Diretrizes; Método e Dispositivos.


Realize a associação entre estas estruturas e os itens a seguir, utilizando-se:


I. Princípios.

II. Diretrizes.

III. Dispositivos.


Faça a correlação com as definições/conceitos/métodos a seguir:


( ) Indissociabilidade entre atenção e gestão.


( ) Defesa dos Direitos do Usuário.


( ) Transversalidade.

( ) Acolhimento.


( ) Visita Aberta e Direito à Acompanhante.


Assinale a alternativa que representa a ordem CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo:

A Conferência Municipal de Saúde é um instrumento democrático de participação popular na gestão do Sistema Único de Saúde - SUS, sendo fundamental para a construção de uma saúde pública de qualidade. Conforme Lei Federal nº 8.142 de 28 de dezembro de 1990, com que frequência as conferências precisam ser realizadas: