Questões do concurso:
Prefeitura de Guarulhos - SP - 2024 - IBAM - 2024 - Prefeitura de Guarulhos - SP - Educador (a) Físico
limpar filtros
40 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 8
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Guarulhos - SP
Disciplina:
Educação Física
Quais são os músculos que compões o Manguito rotator?
Concurso:
Prefeitura de Guarulhos - SP
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com as Tendências Idealistas Liberais e Tendências Realistas Progressistas, assinale a alternativa correta.
Concurso:
Prefeitura de Guarulhos - SP
Disciplina:
Educação Física
Os movimentos de rotação lateral e rotação medial do antebraço correspondem a qual(is) movimento(s) articulares?
Concurso:
Prefeitura de Guarulhos - SP
Disciplina:
Pedagogia
Leia as afirmações abaixo, sobre as abordagens pedagógicas e assinale a alternativa correta.
I. Abordagem comportamentalista: os objetivos educacionais são operacionalizados e categorizados a partir de classificações: gerais (educacionais) e específicos (instrucionais). Ênfase nos meios: recursos áudio visuais, instrução programada, tecnologias de ensino, ensino individualizados (módulos instrucionais), computadores, hardwares. Os comportamentos desejados serão instalados e mantidos nos alunos por condicionantes e reforçadores.
II. Abordagem humanista: os objetivos educacionais obedecem ao desenvolvimento psicológico do aluno. Os conteúdos programáticos são selecionados a partir dos interesses dos alunos. A avaliação valoriza aspectos afetivos (atitudes) com ênfase na autoavaliação.
III. Abordagem construtivista: deve se desenvolver a inteligência, considerando o sujeito inserido numa situação social. A inteligência constrói-se a partir da troca do organismo com o meio, por meio das ações do indivíduo. Baseado no ensaio e erro, na pesquisa, na investigação, na solução de problemas, facilitando o "aprender pensar". Ênfase nos trabalhos em equipes e jogos.
I. Abordagem comportamentalista: os objetivos educacionais são operacionalizados e categorizados a partir de classificações: gerais (educacionais) e específicos (instrucionais). Ênfase nos meios: recursos áudio visuais, instrução programada, tecnologias de ensino, ensino individualizados (módulos instrucionais), computadores, hardwares. Os comportamentos desejados serão instalados e mantidos nos alunos por condicionantes e reforçadores.
II. Abordagem humanista: os objetivos educacionais obedecem ao desenvolvimento psicológico do aluno. Os conteúdos programáticos são selecionados a partir dos interesses dos alunos. A avaliação valoriza aspectos afetivos (atitudes) com ênfase na autoavaliação.
III. Abordagem construtivista: deve se desenvolver a inteligência, considerando o sujeito inserido numa situação social. A inteligência constrói-se a partir da troca do organismo com o meio, por meio das ações do indivíduo. Baseado no ensaio e erro, na pesquisa, na investigação, na solução de problemas, facilitando o "aprender pensar". Ênfase nos trabalhos em equipes e jogos.
Concurso:
Prefeitura de Guarulhos - SP
Disciplina:
Educação Física
Médico considerado o 'pai do paradesporto', estudava e ajudava pessoas acamadas ou em cadeiras de rodas. Além de utilizar a fisioterapia no tratamento, pensou em usar o esporte para motivar esses pacientes, iniciando com arremessos de bola para exercitar os membros superiores. Nos Jogos Olímpicos de Londres, em 1948, organizou competições de arco e flecha e basquete em cadeiras de rodas para pessoas com deficiência. Fundou a Federação Inglesa de Esportes para Pessoas com Deficiência em 1961, ano em que também assumiu a presidência da Sociedade Médica Internacional de Paraplegia. Em 1965, em Barcelona, na Espanha, fundou o Instituto que leva seu nome − o primeiro hospital especializado em neurorreabilitação para pessoas com lesão medular e danos cerebrais." (Bailey, S. (2008). Athlete First: A History of the Paralympic Movement. John Wiley & Sons)
A descrição acima está relacionada a:
A descrição acima está relacionada a: