limpar filtros
Questões por página:

A arte na construção dos treinamentos por meio dos diferentes ciclos tem uma importância vital para o êxito da planificação e pelos resultados competitivos. O treinamento físico pode ser compreendido como um processo organizado e sistemático de aperfeiçoamento físico, nos seus aspectos morfológicos e funcionais, impactando diretamente sobre a capacidade de execução de tarefas que envolvam demandas motoras, sejam elas esportivas ou não (BARBANTI, TRICOLI & UGRINOWITSCH,2004). Há três estruturas temporais, segundo HARRE (1976), que são:

No final da década de 1970, inspirados no novo momento histórico por que passava o país, surge uma reação de modelo pedagógico que propõe a superação da visão biológica e de rendimento corporal. Atualmente coexistem na área de educação física vários modelos de abordagens de ensino. Darido (2003) analisou e apontou algumas características dessas abordagens descritas no quadro a seguir.

Principais autores

Livro

Área de base

Autores de base

Finalidade

Temática principal

Conteúdos

Estratégia/ Metodologia

Avaliação

Bracht, Valter;

Castellani,

Lino;

Taffarel, Celi;

Soares,

Carmen Lúcia

Metodologia do Ensino de Educação Física

Filosofia política

Saviani,

Demerval;

Libâneo,

José carlos.

Transformação social

Cultura corporal, Visão holística.

Conhecimento sobre jogos, esporte, dança, ginástica.

Tematização

Considerar a classe social do aluno, Observação sistêmica


Assinale a alternativa que traz a abordagem a que pertence estas características.

Neste objetivo ''Obedecer às normas relacionadas com a utilização das regras de um jogo cooperativo proposto pelo professor de educação física da escola''. A que dimensão pertence este objetivo?

O desenvolvimento do sistema nervoso está relacionado tanto com modificações comportamentais como fisiológicas. Leia as alternativas abaixo e assinale VERDADEIRO ou FALSO diante das opções e a seguir marque a alternativa que traz a sequência CORRETA.


( ) O sistema nervoso atinge dimensões adultas, muito antes dos demais tecidos.

( ) O desenvolvimento do sistema nervoso ocorre no sentido caudocranial.

( ) As conexões entre o cérebro e o cerebelo irão se completar somente aos seis anos de idade, quando aparece a capacidade de coordenar os movimentos voluntários.

( ) Nos primeiros seis meses de vida pós-natal se completa o desenvolvimento cerebral e, até o final do primeiro ano, o do cerebelo.

( ) O número de células nervosas iguala-se ao de adultos já na 20ª a 24ª semana de vida intrauterina.

As formas de avaliar o desenvolvimento infantil podem ser diversas, apesar disso, nenhuma é perfeita e nem engloba holisticamente todos os parâmetros. Sobre a relevância de avaliar o desenvolvimento infantil é INCORRETO afirmar: