Questões do concurso:
Prefeitura de Guararapes - SP - 2025 - VUNESP - 2025 - Prefeitura de Guararapes - SP - Professor de Educação Básica - PEB II - Artes
limpar filtros
50 Questões de concurso encontradas
Página 5 de 10
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Guararapes - SP
Disciplina:
Educação Artística
Segundo Iavelberg (2015), alguns autores estudam os níveis de desenvolvimento de compreensão estética da criança e do jovem, pontuando as transformações na capacidade de leitura de imagens da arte ao longo da experiência com essa prática. Um desses estudos aponta para a sequência de tais níveis a partir das categorias: Descrição; Análise; Interpretação e Julgamento.
Essas categorias fazem parte da abordagem de
Essas categorias fazem parte da abordagem de
Concurso:
Prefeitura de Guararapes - SP
Disciplina:
Educação Artística
Segundo Iavelberg (2015), Ana Mae Barbosa, que organizou a Proposta Triangular, afirmou que a Proposta se apresenta como abertura à contextualização, valorização da cultura de origem e atenção ao contexto de interculturalidade próprio do país.
Dessa forma, a Proposta, sua fundamentação e referências situam
Dessa forma, a Proposta, sua fundamentação e referências situam
Concurso:
Prefeitura de Guararapes - SP
Disciplina:
Educação Artística
Para Barbosa (2022), o Modernismo antropofágico fracassou na sua função descolonizadora pela ação da ditadura nefasta do Estado Novo (1937 – 1945), mas os modernistas geraram para o ensino da Arte o duradouro Movimento de Educação Expressionista, defendido por Mário de Andrade (1893 – 1945) e Anita Malfatti (1889 – 1964).
Nesse contexto, a autora aponta por parte dos primeiros modernistas, em relação ao ensino da Arte,
Nesse contexto, a autora aponta por parte dos primeiros modernistas, em relação ao ensino da Arte,
Concurso:
Prefeitura de Guararapes - SP
Disciplina:
Educação Artística
Leia o texto a seguir:
Em torno de 1870, na busca de um modelo que estabelecesse a união entre criação e técnica, isto é, entre arte e sua aplicação à indústria, os intelectuais e políticos (especialmente os liberais) brasileiros comprometeram-se profundamente com os modelos de Walter Smith para o ensino da Arte nos Estados Unidos, que passaram a divulgar no Brasil.
(A. M. Barbosa, “Ensino do desenho e da arte no Brasil”, 2018/2019. Adaptado)
Para a autora, um dos principais divulgadores do modelo de Walter Smith no Brasil, a partir dos Pareceres sobre a reforma do ensino primário e secundário, foi
Em torno de 1870, na busca de um modelo que estabelecesse a união entre criação e técnica, isto é, entre arte e sua aplicação à indústria, os intelectuais e políticos (especialmente os liberais) brasileiros comprometeram-se profundamente com os modelos de Walter Smith para o ensino da Arte nos Estados Unidos, que passaram a divulgar no Brasil.
(A. M. Barbosa, “Ensino do desenho e da arte no Brasil”, 2018/2019. Adaptado)
Para a autora, um dos principais divulgadores do modelo de Walter Smith no Brasil, a partir dos Pareceres sobre a reforma do ensino primário e secundário, foi
Concurso:
Prefeitura de Guararapes - SP
Disciplina:
Educação Artística
Para Barbosa (2018/2019), o primeiro produto cultural brasileiro de origem erudita, que foi trazido de Portugal e recebeu, por meio da criação popular, características que podem ser consideradas de cunho nacional, foi o