Questões do concurso:
Prefeitura de Canoas - RS - 2023 - OBJETIVA - 2023 - Prefeitura de Canoas - RS - Especialista de Apoio Pedagógico à Educação Básica
limpar filtros
94 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 19
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Canoas - RS
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com as ideias expressas por FREIRE em seu livro Pedagogia da Autonomia, assinalar a alternativa CORRETA:
O professor que tem sua docência alicerçada em uma prática educativo-crítica é aquele que faz a necessária promoção da curiosidade epistemológica para a curiosidade espontânea (1ª parte). A dialogicidade deve validar momentos explicativos e narrativos em que o professor expõe ou fala do objeto. Esta forma de diálogo tem relação com o pensar certo e com o ensinar certo (2ª parte). O autoritarismo e a licenciosidade são rupturas do equilíbrio tenso entre autoridade e liberdade. Autoritarismo e licenciosidade são formas indisciplinadas de comportamento que negam o que venho chamando a vocação ontológica do ser humano (3ª parte).
A sentença está:
O professor que tem sua docência alicerçada em uma prática educativo-crítica é aquele que faz a necessária promoção da curiosidade epistemológica para a curiosidade espontânea (1ª parte). A dialogicidade deve validar momentos explicativos e narrativos em que o professor expõe ou fala do objeto. Esta forma de diálogo tem relação com o pensar certo e com o ensinar certo (2ª parte). O autoritarismo e a licenciosidade são rupturas do equilíbrio tenso entre autoridade e liberdade. Autoritarismo e licenciosidade são formas indisciplinadas de comportamento que negam o que venho chamando a vocação ontológica do ser humano (3ª parte).
A sentença está:
Concurso:
Prefeitura de Canoas - RS
Disciplina:
Pedagogia
O movimento por um currículo integrado destaca a globalização das aprendizagens. Em relação às ideias norteadoras desse modelo curricular, analisar os itens abaixo:
I. Ressalta o domínio dos processos necessários ao acesso aos conhecimentos e, simultaneamente, a compreensão de como se produzem, se elaboram e se transformam esses conhecimentos, ou seja, o aprender a aprender.
II. Incorpora-se, nesse modelo, o valor da atividade do próprio sujeito na aprendizagem, a ligação dos conteúdos culturais com a realidade, a vivência cultural dos alunos, a seleção de experiências de aprendizagem interessantes, a importância dos processos mentais e a interdisciplinaridade.
III. Seu enfoque está na organização de um conjunto de disciplinas e de conteúdos a serem passados aos alunos, organizados de forma a contribuir com as habilidades desejadas pela sociedade globalizada.
Está(ão) CORRETO(S):
I. Ressalta o domínio dos processos necessários ao acesso aos conhecimentos e, simultaneamente, a compreensão de como se produzem, se elaboram e se transformam esses conhecimentos, ou seja, o aprender a aprender.
II. Incorpora-se, nesse modelo, o valor da atividade do próprio sujeito na aprendizagem, a ligação dos conteúdos culturais com a realidade, a vivência cultural dos alunos, a seleção de experiências de aprendizagem interessantes, a importância dos processos mentais e a interdisciplinaridade.
III. Seu enfoque está na organização de um conjunto de disciplinas e de conteúdos a serem passados aos alunos, organizados de forma a contribuir com as habilidades desejadas pela sociedade globalizada.
Está(ão) CORRETO(S):
Concurso:
Prefeitura de Canoas - RS
Disciplina:
Pedagogia
As atividades da supervisão educacional envolvem ações de planejamento, acompanhamento e avaliação. Sendo assim, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Planejamento. (2) Acompanhamento. (3) Avaliação.
( ) Elaboração de análises de rendimento, de retenção e de evasão escolar, com o consequente levantamento de alternativas para sanar os problemas detectados.
( ) Estímulo e contribuição para a formação continuada dos professores.
( ) Elaboração do calendário escolar.
( ) Contribuição para o aprimoramento da relação com a comunidade externa à escola.
(1) Planejamento. (2) Acompanhamento. (3) Avaliação.
( ) Elaboração de análises de rendimento, de retenção e de evasão escolar, com o consequente levantamento de alternativas para sanar os problemas detectados.
( ) Estímulo e contribuição para a formação continuada dos professores.
( ) Elaboração do calendário escolar.
( ) Contribuição para o aprimoramento da relação com a comunidade externa à escola.
Concurso:
Prefeitura de Canoas - RS
Disciplina:
Pedagogia
Em relação à supervisão escolar, a partir de uma abordagem reflexiva, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) É uma atividade de natureza psicossocial, de construção intra e interpessoal, fortemente enraizada no conhecimento do eu, do outro e dos contextos formativos.
( ) Implica o domínio das capacidades técnico-profissionais específicas. É a gerenciadora do processo de ensino e tem sua função ligada aos aspectos avaliativos da prática docente.
( ) Deve propiciar o desenvolvimento de capacidades, atitudes, conhecimentos e contributos destes para a competência profissional, de natureza integrada e holística.
( ) Propõe a interação entre o pensamento e a ação, com o objetivo de dar sentido ao vivido e ao conhecido, isto é, de compreender melhor para agir.
( ) É uma atividade de natureza psicossocial, de construção intra e interpessoal, fortemente enraizada no conhecimento do eu, do outro e dos contextos formativos.
( ) Implica o domínio das capacidades técnico-profissionais específicas. É a gerenciadora do processo de ensino e tem sua função ligada aos aspectos avaliativos da prática docente.
( ) Deve propiciar o desenvolvimento de capacidades, atitudes, conhecimentos e contributos destes para a competência profissional, de natureza integrada e holística.
( ) Propõe a interação entre o pensamento e a ação, com o objetivo de dar sentido ao vivido e ao conhecido, isto é, de compreender melhor para agir.
Concurso:
Prefeitura de Canoas - RS
Disciplina:
Pedagogia
Entre as correntes pedagógicas contemporâneas estão as pós-modernas. Em relação às principais características das correntes pós-modernas, assinalar a alternativa CORRETA: