limpar filtros
Questões por página:
Durante uma reunião pedagógica, a equipe docente de uma escola de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental discute estratégias para fortalecer o processo de alfabetização, respeitando o desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças. A coordenadora pedagógica ressalta que a linguagem oral não deve ser tratada isoladamente da linguagem escrita, uma vez que ambas se constroem em um processo dinâmico, contínuo e integrado, permeado pelas práticas sociais de uso da língua. Tendo por base o exposto, marque uma prática pedagógica adequada à articulação entre linguagem oral e escrita.
Identifique a correta caracterização do processo de apropriação do sistema de escrita alfabético-ortográfico, à luz das contribuições teóricas de Emilia Ferreiro, Ana Teberosky e dos pressupostos da psicogênese da língua escrita.
Em uma reunião pedagógica, professores de uma escola pública discutem os desafios de seu trabalho frente às desigualdades sociais acentuadas no território em que atuam. Alguns docentes afirmam que a função da escola é apenas transmitir conhecimentos formais; outros defendem que a escola precisa também acolher as realidades sociais dos estudantes e agir na construção da cidadania. Considerando o papel contemporâneo da escola pública em sociedades democráticas, identifique a correta caracterização da função social da escola pública.
Identifique a correta caracterização da gestão democrática e participativa no contexto da escola pública, à luz da legislação educacional brasileira, dos princípios da administração pública e das contribuições da pedagogia crítica.
No debate contemporâneo acerca da função social da escola pública, múltiplas perspectivas se confrontam quanto à sua capacidade de promover a formação crítica, a equidade social e a reprodução ou transformação das estruturas sociais. Considerando os principais referenciais teóricos da sociologia da educação e da filosofia política contemporânea, identifique a correta caracterização da função social da escola pública no contexto atual.