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CNU - 2025 - Bloco Temático 2: Cultura e Educação - CNU - 2025 - FGV
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Os indicadores de avaliação de políticas públicas podem ser categorizados conforme diferentes taxonomias. Uma delas envolve o fluxo de implementação de um programa e/ou política. Conforme Bonnefoy (2005) e Jannuzzi (2005), essa taxonomia classifica os indicadores de acordo com sua posição na cadeia lógica de implementação e seus objetivos de mensuração.
Considere que uma Secretaria Estadual de Educação está implementando um programa de formação continuada para professores da rede pública cujo objetivo é aprimorar a prática pedagógica e, a longo prazo, contribuir para a melhoria do desempenho dos estudantes. Nessa perspectiva, um indicador que poderia ser corretamente utilizado para avaliar o programa é:
Considere que uma Secretaria Estadual de Educação está implementando um programa de formação continuada para professores da rede pública cujo objetivo é aprimorar a prática pedagógica e, a longo prazo, contribuir para a melhoria do desempenho dos estudantes. Nessa perspectiva, um indicador que poderia ser corretamente utilizado para avaliar o programa é:
Uma fundação pública está avaliando um programa cultural voltado à formação artística de jovens. O objetivo é oferecer experiências formativas que favoreçam a consolidação de competências relacionadas à atuação no campo artístico, contribuindo, a médio e longo prazo, para que os participantes que tenham interesse possam dar continuidade a trajetórias profissionais no setor. Como parte do processo de monitoramento e avaliação, foram definidos os seguintes indicadores:
I. percentual de oficinas realizadas conforme o cronograma previsto;
II. percentual de jovens egressos que ingressaram em cursos técnicos ou universidades da área cultural;
III. percentual de participantes que desenvolveram habilidades técnicas e criativas após a formação.
Com base na teoria de avaliação, os indicadores propostos podem ser classificados, respectivamente, como indicadores de:
I. percentual de oficinas realizadas conforme o cronograma previsto;
II. percentual de jovens egressos que ingressaram em cursos técnicos ou universidades da área cultural;
III. percentual de participantes que desenvolveram habilidades técnicas e criativas após a formação.
Com base na teoria de avaliação, os indicadores propostos podem ser classificados, respectivamente, como indicadores de:
Um estudo de caso único foi usado para identificar como ocorre a participação social no processo de implementação do Programa de Regionalização do Turismo, usando categorias de análise predefinidas pelos modelos teóricos de governança. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com 59 atores-chave. Os resultados indicaram que a política pública de regionalização do turismo vem sendo implementada em forma de Conselhos de Turismo liderados por organismos públicos, com a inclusão de diversos atores da sociedade. No entanto, sob a ótica de análise da participação social, verificam-se inconsistências para a completude de uma gestão participativa e, portanto, de uma instância de governança como definida pela literatura.
Considerando a natureza do estudo de caso, o tipo de contribuição que esses resultados poderiam gerar para o desenvolvimento de políticas públicas é conhecido como:
Considerando a natureza do estudo de caso, o tipo de contribuição que esses resultados poderiam gerar para o desenvolvimento de políticas públicas é conhecido como:
Um pesquisador decide coletar dados qualitativos em uma pesquisa sobre a transformação tecnológica na vida cotidiana de jovens estudantes universitários de 18 a 26 anos.
Nesse caso, a entrevista episódica é uma opção interessante porque:
Nesse caso, a entrevista episódica é uma opção interessante porque:
Um grupo de pesquisadores está desenvolvendo uma investigação para avaliar os impactos ambientais de um programa governamental de reflorestamento urbano na biodiversidade local. Durante a definição do protocolo, eles precisam formular hipóteses que orientem o desenho metodológico, permitindo a coleta de dados e testes que confirmem ou refutem as relações propostas entre os fenômenos ambientais estudados.
Para servir como base para o planejamento da pesquisa e possibilitar sua comprovação ou refutação empírica, as hipóteses a serem formuladas devem:
Para servir como base para o planejamento da pesquisa e possibilitar sua comprovação ou refutação empírica, as hipóteses a serem formuladas devem: