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CNU - 2025 - Bloco Temático 3: Ciência e Tecnologia - CNU - 2025 - FGV
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A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) concebe e implementa políticas públicas de fomento ao Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), com o objetivo de apoiar a formação de pessoal qualificado na educação superior e contribuir para o crescimento da ciência, da tecnologia e da inovação no Brasil. Para alcançar esse objetivo, são utilizados instrumentos como os Programas de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPGs).
Sobre os programas implementados pela CAPES, é correto afirmar que:
Sobre os programas implementados pela CAPES, é correto afirmar que:
A Lei nº 10.973/2004, a chamada Lei da Inovação, teve um papel fundamental na construção de um ecossistema de ciência e tecnologia mais dinâmico no Brasil. Ao incentivar a criação de ambientes de inovação e valorizar a propriedade intelectual, a Lei da Inovação facilitou a aproximação entre ciência e mercado.
Nesse contexto, as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) desempenham um papel estratégico no desenvolvimento científico, tecnológico e econômico do país, e, para apoiar a gestão de sua política de inovação, a ICT pública deve dispor de Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).
Com relação à Lei da Inovação, é uma competência do NIT:
Nesse contexto, as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) desempenham um papel estratégico no desenvolvimento científico, tecnológico e econômico do país, e, para apoiar a gestão de sua política de inovação, a ICT pública deve dispor de Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).
Com relação à Lei da Inovação, é uma competência do NIT:
O Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) é uma rede articulada de instituições, políticas e instrumentos voltados ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. É formado por uma diversidade de atores, com diferentes graus de abrangência em sua atuação, alguns com papel mais estratégico, outros com funções mais específicas.
Sobre o papel desempenhado por cada um desses atores, é correto afirmar que:
Sobre o papel desempenhado por cada um desses atores, é correto afirmar que:
Nos países subdesenvolvidos, as desigualdades no acesso à ciência e tecnologia manifestam-se não apenas no acesso a tecnologias e infraestrutura, mas em profundas brechas de aprendizagem (learning divide). Tais brechas perpetuam dependências cognitivas e limitam a inovação socialmente relevante.
Considerando a natureza estrutural das brechas de aprendizagem, o cerne desse conceito está diretamente relacionado com:
Considerando a natureza estrutural das brechas de aprendizagem, o cerne desse conceito está diretamente relacionado com:
O referencial dos paradigmas tecnoeconômicos oferece uma estrutura para compreender como revoluções tecnológicas transformam sistemas econômicos e sociais. Segundo essa abordagem, cada paradigma está relacionado a um conjunto de tecnologias, práticas organizacionais e arranjos institucionais que predominam por períodos de aproximadamente 50 anos, seguindo um padrão cíclico de implantação, turbulência e maturidade.
Considerando o referencial dos paradigmas tecnoeconômicos e suas características fundamentais, a fase de frenesi (frenzy phase) de um paradigma tecnoeconômico é marcada por um(a):
Considerando o referencial dos paradigmas tecnoeconômicos e suas características fundamentais, a fase de frenesi (frenzy phase) de um paradigma tecnoeconômico é marcada por um(a):