limpar filtros
Questões por página:
A Educação em Direitos Humanos parte de três pontos: primeiro, é uma educação permanente, continuada e global. Segundo, está voltada para a mudança cultural. Terceiro, é educação em valores, para atingir corações e mentes e não apenas instrução, ou seja, não se trata de mera transmissão de conhecimentos. Acrescente-se, ainda, que deve abranger, igualmente, educadores e educandos. Sobre Educação em Direitos Humanos, marque a única alternativa correta:
O brincar é uma prática predominante na infância, porém vem ganhando espaço cada vez maior nas escolas de educação infantil, uma vez que a mesma proporciona a oportunidade de a criança descobrir, criar, inventar e reorganizar seus conhecimentos assim como também aprender enquanto brinca. Sobre o lúdico na educação dos anos iniciais, marque a única alternativa correta:
A prática do bullying consiste em um conjunto de violências que se repetem por algum período. Geralmente, são agressões verbais, físicas e psicológicas que humilham, intimidam e traumatizam a vítima. Os danos causados pelo bullying podem ser profundos, como a depressão, distúrbios comportamentais e até o suicídio. A Escola deve trabalhar constantemente com seus alunos essa temática, pois a escola é um espaço de formação. Sobre o bullying, marque a única alternativa correta:
O Plano Nacional de Educação para o decênio 2014/2024, instituído pela Lei nº 13.005/2014 definiu 10 diretrizes que devem guiar a educação brasileira nesse período e estabeleceu 20 metas a serem cumpridas na vigência. Essa mesma lei reitera o princípio de cooperação federativa da política educacional, já presente na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ao estabelecer que “a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios atuarão em regime de colaboração, visando ao alcance das metas e à implementação das estratégias objeto deste Plano” e que caberá aos gestores federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal é a adoção das medidas governamentais necessárias ao alcance das metas previstas neste PNE. Sobre o PNE, marque a única alternativa correta:
A relevância da avaliação da aprendizagem refere-se ao fato de que esta não pode constituir-se apenas como forma de verificar o que o aluno aprendeu e sua capacidade de utilizar os conhecimentos adquiridos em novos contextos, mas sim como parâmetro para avaliar a atuação do próprio docente, uma vez que a escola é a instituição social que tem como responsabilidade a democratização dos conhecimentos produzidos historicamente. Sobre avaliação da aprendizagem, marque a única alternativa correta:

I. É fundamental pensar um sistema de avaliação que contemple o multiculturalismo e a diversidade dos alunos.
II. Na prática, o que, quase sempre acontece, é que as avaliações são realizadas com base em critérios definidos aleatoriamente e os instrumentos utilizados são desconectados e destituídos de parâmetros claros a respeito do que é importante avaliar e como os resultados da avaliação devem ser utilizados.
III. A avaliação, enquanto processo, serve de base para serem tomadas decisões capazes de confundir os alunos e não para possibilitar intervenções pedagógicas significativas e eficazes, para melhoria da aprendizagem.
IV. Ao realizar uma avaliação sem critério, é possível ao professor a compreensão dos avanços, e das facilidades que seus alunos apresentam no decorrer do ato educacional.

Marque a única alternativa correta: