Questões do concurso:
Prefeitura de Catalão - GO - 2023 - Aroeira - 2023 - Prefeitura de Catalão - GO - Professor de Banda Musical
limpar filtros
40 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 8
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Catalão - GO
Disciplina:
Pedagogia
Utilizamos o termo ensino coletivo para nomear as aulas de música, feitas em grupo, voltadas para a formação de cantores e instrumentistas. A proposta não visa à aula individual em grupo, mas ao trabalho coletivo em que todos aprendem e desenvolvem as atividades juntos. Cada um com seu instrumento/voz, mas todos compartilhando os mesmos exercícios.
SOBRINHO, Jasson André Ferreira. O ensino coletivo de música: reflexões acerca da aplicação metodológica na formação de um conjunto musical litúrgico. Educação, Batatais, v.10, n.2, p.105-118, jul./dez.2020 (Adaptado).
Marque a alternativa INCORRETA, considerando as práticas que caracterizam o ensino coletivo de instrumentos musicais.
SOBRINHO, Jasson André Ferreira. O ensino coletivo de música: reflexões acerca da aplicação metodológica na formação de um conjunto musical litúrgico. Educação, Batatais, v.10, n.2, p.105-118, jul./dez.2020 (Adaptado).
Marque a alternativa INCORRETA, considerando as práticas que caracterizam o ensino coletivo de instrumentos musicais.
Concurso:
Prefeitura de Catalão - GO
Disciplina:
Música
Se essa melodia for transposta para uma tonalidade 2 tons e meio acima da que está, qual será a nova sequência correta de 8 acordes? Marque a alternativa correta.
Concurso:
Prefeitura de Catalão - GO
Disciplina:
Não definido
A história da música ocidental pode ser dividida em períodos. Relacione os períodos com suas características e seus compositores.
I - Período Renascentista II - Período Barroco III - Período Clássico
( ) Caracterizado por ritmos enérgicos, melodias ornamentadas e contrastes entre sons fortes e fracos. Compositores do período: Antonio Vivaldi, George Telleman, Johann Sebastian Bach e George Handel.
( ) A orquestra aumentou de tamanho e os compositores procuravam realçar a graça, a beleza e a elegância das melodias. Compositores do período: Wolfgang Amadeus Mozart, Christoph Gluck, Carl Phillip Bach e Joseph Haydn.
( ) O estilo musical desse período é a polifonia coral. Compositores do período: Josquin de Pres, Giovanni da Palestrina, Orlando Lassus e Giovanni Gabrieli.
Marque a sequência correta.
I - Período Renascentista II - Período Barroco III - Período Clássico
( ) Caracterizado por ritmos enérgicos, melodias ornamentadas e contrastes entre sons fortes e fracos. Compositores do período: Antonio Vivaldi, George Telleman, Johann Sebastian Bach e George Handel.
( ) A orquestra aumentou de tamanho e os compositores procuravam realçar a graça, a beleza e a elegância das melodias. Compositores do período: Wolfgang Amadeus Mozart, Christoph Gluck, Carl Phillip Bach e Joseph Haydn.
( ) O estilo musical desse período é a polifonia coral. Compositores do período: Josquin de Pres, Giovanni da Palestrina, Orlando Lassus e Giovanni Gabrieli.
Marque a sequência correta.
Concurso:
Prefeitura de Catalão - GO
Disciplina:
Música
I.1 é uma escala maior, e 5 é uma escala menor, sendo a 5 a relativa menor de 1.
II.2 é uma escala de Lá menor harmônica, e 3 é uma escala de Fá sustenido maior.
III.4 é uma escala menor natural,2 é uma escala menor melódica, e 3 é uma escala menor harmônica.
Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.
Concurso:
Prefeitura de Catalão - GO
Disciplina:
Educação Artística
A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas: por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. Aprender arte envolve, basicamente, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles. Envolve, também, conhecer, apreciar e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : arte / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF,1997.130p
Analise as afirmativas sobre o ensino de arte nas escolas.
I. Conhecer a produção artística de outras culturas possibilita aos estudantes do Ensino Fundamental julgarem se uma música é boa ou ruim, de acordo com os padrões estéticos mundiais.
II. Conhecer a produção artística de outras culturas possibilita ao aluno refletir sobre sua própria cultura, seus valores, sua forma de pensar e agir.
III. Conhecer a produção artística de outras culturas é importante para padronizar o conceito de arte. O desconhecimento sobre este conceito pode confundir os estudantes e provocar interpretações equivocadas sobre o verdadeiro sentido das obras de arte.
Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : arte / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF,1997.130p
Analise as afirmativas sobre o ensino de arte nas escolas.
I. Conhecer a produção artística de outras culturas possibilita aos estudantes do Ensino Fundamental julgarem se uma música é boa ou ruim, de acordo com os padrões estéticos mundiais.
II. Conhecer a produção artística de outras culturas possibilita ao aluno refletir sobre sua própria cultura, seus valores, sua forma de pensar e agir.
III. Conhecer a produção artística de outras culturas é importante para padronizar o conceito de arte. O desconhecimento sobre este conceito pode confundir os estudantes e provocar interpretações equivocadas sobre o verdadeiro sentido das obras de arte.
Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.