limpar filtros
Questões por página:
Quanto à organização dos espaços e do tempo, na educação infantil, Bassedas, Huguet e Solé (1999, p.100) afirmam que: “As atividades sucedem-se normalmente na mesma ordem e isso faz com que as crianças sintam-se seguras e confiantes. É necessário oferecer aos meninos e às meninas pontos de referência estáveis, com os quais aprenderão a antecipar e a prever o que depois e cada vez se sentirão mais tranquilos na escola. A educadora, com as suas explicações e verbalização aproveita esses momentos para ensinar as crianças. Também há outros recursos que se utilizam para ajudar-lhe a antecipar e a orientar-se no tempo: a canção para ir ao pátio, as fotografias dos diferentes momentos do dia, um fantoche que lhe avisa que está na hora da refeição etc.”. Assim, o professor deve estar preparado, de imediato, para quaisquer situações ou imprevistos, e isso requer dele:
Leia a narração:

“uma criança branca pergunta à educadora se ficará suja se pegar na mão de outra criança negra, a educadora que também era negra contou o caso sorrindo e disse à criança “que é claro que não, todo mundo é igual”; um monitor relembra o dia em que um grupo de meninas brincava “de casinha” e, dentre elas, a menina negra, a qual ele denominou “a de pele mais escura” fazia o papel de empregada doméstica, ele resolveu intervir sugerindo que as meninas trocassem de papéis, mas elas abandonaram o jogo e quando ele se afastou, elas retomaram a brincadeira com a mesma divisão de papéis; a linguagem usada pelas educadoras ao definir as crianças que passavam por episódios preconceituosos: “cabelo ruim” ou “mas essa era pretinha mesmo, pretinha que chegava a ser azul de tão preta”. (AFONSO,1995, p.17)

Para que esse tipo de comportamento seja superado, práticas promotoras de igualdade racial são necessárias, como:

Leia o relato, abaixo:


Yasmim, do berçário dois: o pai é negro e a mãe é branca. Quando viu a imagem de um homem negro no mural da sala, logo associou a seu pai e apontou a fotografia, demonstrando satisfação enorme, e falou: “Papai! Papai!” Quando observamos essa cena, nós nos demos conta de que talvez as crianças negras nunca houvessem tido a oportunidade de fazer esse tipo de associação ou identificação entre os seus familiares e imagens expostas nas paredes do CEI. Isso teve muito impacto. Isso mudou nosso olhar e nos fez ver como a questão da diversidade racial precisa estar presente em todos os espaços da escola.


Professora Ana Carolina,

CEI Josefa Júlia,25/5/2011.


https://www.gov.br/mec/ptbr/media/seb/pdf/publicacoes/educacao_infantil/revis tadeeducacaoinfantil_2012.pdf


Pela exposição da professora, pode-se concluir que:

Afirma-se que não é possível educar sem cuidar, na educação infantil. Sob tal enfoque, situações que ocorrem diariamente na rotina das crianças que frequentam creches, como tomar banho, por exemplo, poderão se transformar num momento educativo e lúdico. Sobre cuidar e educar, leia as afirmações:

I. Todos os momentos podem ser pedagógicos à medida que o adulto interage com a criança, estreitando-se os vínculos afetivos.

II. Os docentes, ao promover as ações, devem proporcionar cuidados básicos ao mesmo tempo em que se atentam para a construção da autonomia, dos conceitos, das habilidades, do conhecimento físico e social.

III. Para cuidar, é necessário um conhecimento daquele que necessita de cuidados, o que exige proximidade, tempo, entrega.

IV. Educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.

Estão corretas as afirmações contidas em:
De acordo com alguns autores, o cuidar na educação infantil significa aplicar a atenção, o pensamento, a imaginação, zelar, fazer os preparativos, prevenir-se e ter cuidado consigo mesmo. Em relação ao educar, apontam como promover o desenvolvimento da capacidade intelectual, moral e física de (alguém), ou de si mesmo. Dessa forma, a Educação Infantil tem como propósito atender as crianças no cuidar e no educar e, pode-se concluir que esses atos devem ser:
Imagem associada para resolução da questão


A quantidade de adjetivos corretos no quadro, referentes ao educar e cuidar, é: