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Prefeitura de Indaiatuba - SP - 2025 - CONSULPLAN - 2025 - Prefeitura de Indaiatuba - SP - Psicólogo Escolar
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Concurso:
Prefeitura de Indaiatuba - SP
Disciplina:
Pedagogia
A compreensão das teorias do currículo envolve o reconhecimento das diferentes concepções de ensino, aprendizagem, método e avaliação ao longo da história da educação. Cada abordagem pedagógica propõe uma forma particular de organizar o conhecimento escolar, com implicações distintas para o papel do professor, do aluno e da escola. Pode-se afirmar que o currículo:
I. Na perspectiva tecnicista, o ensino é centrado na eficiência do processo, sendo o professor o responsável por criar situações desafiadoras de aprendizagem por meio de pesquisa e investigação.
II. É concebido na teoria tradicional como uma lista de conteúdos acumulativos, cuja aprendizagem é evidenciada pela memorização e reprodução de informações.
III. Na concepção pós-crítica, valoriza a cultura como prática social e defende um currículo capaz de articular diferenças socioculturais em uma perspectiva intercultural.
IV. Na pedagogia escolanovista, valoriza-se a atividade e o ritmo do aluno, introduzindo metodologias ativas e experiências significativas. Contudo, o currículo continua enfatizando conteúdos, de modo que se tem um currículo ativo sem deixar de ser conteudista.
Está correto o que se afirma em
I. Na perspectiva tecnicista, o ensino é centrado na eficiência do processo, sendo o professor o responsável por criar situações desafiadoras de aprendizagem por meio de pesquisa e investigação.
II. É concebido na teoria tradicional como uma lista de conteúdos acumulativos, cuja aprendizagem é evidenciada pela memorização e reprodução de informações.
III. Na concepção pós-crítica, valoriza a cultura como prática social e defende um currículo capaz de articular diferenças socioculturais em uma perspectiva intercultural.
IV. Na pedagogia escolanovista, valoriza-se a atividade e o ritmo do aluno, introduzindo metodologias ativas e experiências significativas. Contudo, o currículo continua enfatizando conteúdos, de modo que se tem um currículo ativo sem deixar de ser conteudista.
Está correto o que se afirma em
Concurso:
Prefeitura de Indaiatuba - SP
Disciplina:
Pedagogia
Durante uma reunião do Conselho de Classe, a equipe de professores debate sobre o caso de um aluno do 7º ano que obteve desempenho insatisfatório em três componentes curriculares. Alguns professores defendem a retenção imediata do aluno, argumentando que a aprovação comprometeria o aprendizado futuro. Outros, no entanto, sugerem que a escola deve explorar todas as possibilidades previstas na legislação para garantir a sua aprovação. Em uma decisão fundamentada nas disposições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394/1996, a equipe docente deverá considerar que:
Concurso:
Prefeitura de Indaiatuba - SP
Disciplina:
Pedagogia
Durante o processo de revisão curricular em uma instituição de educação básica, a equipe pedagógica discute como as dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) podem ser efetivadas nas práticas escolares, sem reduzir o currículo a conteúdos disciplinares ou desconectá-lo das realidades locais. Com base nesse cenário e no que estabelece a BNCC sobre as competências gerais, analise as afirmativas a seguir.
I. A incorporação das competências gerais ao currículo exige articulação com diferentes componentes curriculares, garantindo sua transversalidade e a integração entre conhecimentos, habilidades, atitudes e valores.
II. A BNCC prevê que as competências gerais sejam consideradas nas três etapas da educação básica, sendo seu desenvolvimento condicionado à mediação pedagógica e às práticas escolares contextualizadas.
III. A implementação das competências gerais pressupõe uma abordagem centrada na mobilização de saberes para lidar com situações da vida real, não se limitando à aquisição de conteúdos específicos.
IV. Por terem caráter orientador, as competências gerais não precisam necessariamente ser evidenciadas no planejamento pedagógico, desde que contempladas no Projeto Político-Pedagógico (PPP) da instituição.
Está correto o que se afirma em
I. A incorporação das competências gerais ao currículo exige articulação com diferentes componentes curriculares, garantindo sua transversalidade e a integração entre conhecimentos, habilidades, atitudes e valores.
II. A BNCC prevê que as competências gerais sejam consideradas nas três etapas da educação básica, sendo seu desenvolvimento condicionado à mediação pedagógica e às práticas escolares contextualizadas.
III. A implementação das competências gerais pressupõe uma abordagem centrada na mobilização de saberes para lidar com situações da vida real, não se limitando à aquisição de conteúdos específicos.
IV. Por terem caráter orientador, as competências gerais não precisam necessariamente ser evidenciadas no planejamento pedagógico, desde que contempladas no Projeto Político-Pedagógico (PPP) da instituição.
Está correto o que se afirma em
Concurso:
Prefeitura de Indaiatuba - SP
Disciplina:
Psicologia
Durante uma oficina pedagógica, os professores do 6º ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Indaiatuba discutem como incorporar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em seus planos de aula. Foi apresentado um projeto cujo tema central seria “Igualdade de Gênero e Uso de Tecnologias nas Comunidades”: os alunos investigariam como o acesso desigual à tecnologia afeta meninas e meninos em bairros periféricos, produzindo propostas de mobilização local (campanhas de sensibilização, oficinas, parcerias comunitárias) para promover equidade. Com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, analise o alinhamento formativo do projeto.
I. O tema proposto relaciona-se diretamente ao ODS 4 – Educação de Qualidade, ao promover aprendizagem equitativa, de maneira que todas as meninas e meninos tenham acesso igualitário às tecnologias e competências digitais.
II. O tema proposto se alinha ao ODS 5 – Igualdade de Gênero, que foca em eliminar todas as formas de discriminação contra mulheres e meninas, inclusive aquelas relacionadas a barreiras tecnológicas.
III. O projeto se vincula ao ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura, pois envolve desenvolvimento tecnológico e infraestrutura digital acessível localmente como parte das soluções propostas.
IV. O projeto tem seu foco principal no ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis, pois incentiva a reutilização de dispositivos eletrônicos antigos para diminuir a geração de lixo tecnológico nas comunidades.
Está correto o que se afirma em
I. O tema proposto relaciona-se diretamente ao ODS 4 – Educação de Qualidade, ao promover aprendizagem equitativa, de maneira que todas as meninas e meninos tenham acesso igualitário às tecnologias e competências digitais.
II. O tema proposto se alinha ao ODS 5 – Igualdade de Gênero, que foca em eliminar todas as formas de discriminação contra mulheres e meninas, inclusive aquelas relacionadas a barreiras tecnológicas.
III. O projeto se vincula ao ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura, pois envolve desenvolvimento tecnológico e infraestrutura digital acessível localmente como parte das soluções propostas.
IV. O projeto tem seu foco principal no ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis, pois incentiva a reutilização de dispositivos eletrônicos antigos para diminuir a geração de lixo tecnológico nas comunidades.
Está correto o que se afirma em
Concurso:
Prefeitura de Indaiatuba - SP
Disciplina:
Psicologia
Em um encontro formativo para educadores, a pauta central é a complexidade da implementação da educação antirracista nas instituições de ensino. O mediador propõe uma análise crítica de quatro modelos de intervenção pedagógica, inspirados em situações reais, para diferenciar ações superficiais de abordagens que promovem a transformação sistêmica; analise-as.
1.Uma equipe docente decide, de forma autônoma, analisar o acervo didático da escola, substituindo materiais com representações eurocêntricas e que silenciam narrativas por outros que valorizam a diversidade étnico-racial e as contribuições de matriz africana e indígena para o conhecimento.
2.Um colégio organiza anualmente a “Semana da Consciência Negra”, com a participação de palestrantes e artistas, mas mantém inalteradas a estrutura curricular e as metodologias de ensino nas demais semanas do ano letivo.
3. A Secretaria de Educação, em parceria com as escolas, promove uma formação continuada que aborda o racismo estrutural e institucional, capacitando professores e gestores a criar protocolos de acolhimento e a repensar a gestão pedagógica para combater as desigualdades raciais.
4. Em um curso de história, a temática da escravidão africana é tratada de maneira aprofundada em um único capítulo, pois há dificuldades em estabelecer conexões com a produção científica e cultural de outras áreas do conhecimento, como biologia, química e matemática.
Considerando os fundamentos da educação antirracista, analise as afirmativas a seguir.
I. A intervenção 1 demonstra a criticidade necessária no trato com os materiais e o currículo formal, reconhecendo que a descolonização do saber é um pilar da educação antirracista.
II. A intervenção 2, por focar em eventos comemorativos, exemplifica uma estratégia suficiente para o combate ao racismo na escola, pois valoriza a diversidade cultural de forma concentrada.
III. A intervenção 3 reflete a compreensão de que a luta antirracista é um processo que demanda a articulação entre formação docente, gestão e práticas pedagógicas, envolvendo toda a comunidade escolar.
IV. A abordagem demonstrada na intervenção 4, ao concentrar a temática em conteúdos isolados, é a mais eficaz para garantir que sua relevância e complexidade não sejam diluídas pela transversalidade.
Está correto o que se afirma em
1.Uma equipe docente decide, de forma autônoma, analisar o acervo didático da escola, substituindo materiais com representações eurocêntricas e que silenciam narrativas por outros que valorizam a diversidade étnico-racial e as contribuições de matriz africana e indígena para o conhecimento.
2.Um colégio organiza anualmente a “Semana da Consciência Negra”, com a participação de palestrantes e artistas, mas mantém inalteradas a estrutura curricular e as metodologias de ensino nas demais semanas do ano letivo.
3. A Secretaria de Educação, em parceria com as escolas, promove uma formação continuada que aborda o racismo estrutural e institucional, capacitando professores e gestores a criar protocolos de acolhimento e a repensar a gestão pedagógica para combater as desigualdades raciais.
4. Em um curso de história, a temática da escravidão africana é tratada de maneira aprofundada em um único capítulo, pois há dificuldades em estabelecer conexões com a produção científica e cultural de outras áreas do conhecimento, como biologia, química e matemática.
Considerando os fundamentos da educação antirracista, analise as afirmativas a seguir.
I. A intervenção 1 demonstra a criticidade necessária no trato com os materiais e o currículo formal, reconhecendo que a descolonização do saber é um pilar da educação antirracista.
II. A intervenção 2, por focar em eventos comemorativos, exemplifica uma estratégia suficiente para o combate ao racismo na escola, pois valoriza a diversidade cultural de forma concentrada.
III. A intervenção 3 reflete a compreensão de que a luta antirracista é um processo que demanda a articulação entre formação docente, gestão e práticas pedagógicas, envolvendo toda a comunidade escolar.
IV. A abordagem demonstrada na intervenção 4, ao concentrar a temática em conteúdos isolados, é a mais eficaz para garantir que sua relevância e complexidade não sejam diluídas pela transversalidade.
Está correto o que se afirma em