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O ensino da arte concebido como ensino do desenho geométrico como preparação para o design, ou seja, com aplicação na indústria, foi defendido e colocado em prática no Brasil:
São considerados artistas modernistas brasileiros:
Uma geração de artistas conceitualistas se empenhou na criação de obras experimentalistas e altamente críticas à situação sociopolítica vivenciada pelo Brasil à época, imerso na Ditadura Civil-Empresarial-Militar (1964-1985), em seu momento mais sangrento (vigência do Ato Institucional nº 5,1968-1978), quando institucionalizou a tortura aos presos políticos no Brasil, entre outras medidas repressivas. Para se referir a um conjunto de obras desses artistas, o crítico de arte Frederico Morais, tomando de empréstimo uma expressão do poeta e ensaísta Décio Pignatari, cunhou o seguinte conceito:
Nos anos de 1970, considerando a função social da arte e objetivando uma consciência maior do público em relação ao seu tempo e sociedade, demonstrando que a força da indústria, ao contrário, se baseia no maior coeficiente possível de alienação, um artista desenvolveu o projeto “Inserções em circuitos ideológicos – Projeto Coca-Cola” que consistia em gravar nas garrafas do refrigerante (embalagens de retorno) informações e opiniões críticas e, posteriormente, devolvê-las à circulação. O nome desse artista está apresentado na seguinte alternativa:
“Há um autorretrato (...), datado de 1949, que pode ser tomado como uma metáfora visual da situação em que se encontrava a então chamada fotografia artística nas passagens das décadas de 1940-1950 no Brasil. A imagem nos apresenta o busto de um homem mergulhado na penumbra com uma tarja de luz projetada sobre os olhos, (...).” (Helouise Costa, A fotografia no Brasil nas décadas de 1940-1950: a reinvenção das vanguardas).

O texto se refere ao fotógrafo: