limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado

Em primeiro lugar, a autonomia do leitor frente ao texto literário, tal como coloca Graça Paulino (2005, p.63) ao dizer que “a leitura literária deve ser processada com mais autonomia tendo os estudantes direito de seguir suas próprias vias de produção de sentidos, sem que estes deixem, por isso, de ser sociais”. (1º parágrafo)


No trecho sublinhado, a autora faz uma ressalva ao ponto de vista que acabou de expressar.


Essa ressalva remete ao seguinte aspecto constitutivo da linguagem:

mostrar texto associado
Ainda em relação ao confronto mencionado, observa-se que sua especificidade se volta sobretudo para concepções que se apoiam no seguinte centro de referência:
mostrar texto associado

No texto, faz-se um confronto entre práticas de “ensino” e de “mediação”, no que diz respeito ao lugar do professor na relação entre aluno e leitura literária.


Constata-se que se trata de um confronto entre tais práticas no seguinte parágrafo:

mostrar texto associado

Melhor seria, pois, abandonar o termo adequação, substituindo-o por mudança de gramática. (10º parágrafo)


O verbo sublinhado faz parte de uma oração reduzida de infinitivo.


Desenvolvendo a oração e mantendo o paralelismo entre as formas verbais, esse verbo poderia ser substituído pela seguinte expressão:

mostrar texto associado
No décimo parágrafo, observa-se o uso dos parênteses destacando a seguinte função da linguagem: