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“(...) esta se processa num sistema de relações tendentes a promover a acumulação primitiva de capitais na metrópole; ora, o tráfico negreiro, isto é, o abastecimento das colônias com escravos, abria um novo e importante setor do comércio colonial, enquanto o apresamento dos indígenas era um negócio interno da colônia. Assim, os ganhos comerciais resultantes da preação dos aborígines mantinham-se na colônia, com os colonos empenhados nesse ‘gênero de vida’; a acumulação gerada no comércio de africanos, entretanto, fluía para a metrópole.”


Fernando A. Novais. Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial. São Paulo: Hucitec,1979, p.105.



A tese defendida pelo autor no trecho e na obra destacados foi amplamente difundida e consagrada por combater uma visão historiográfica correntemente aceita até então, sendo ela:

São profícuas desde o último quarto do século XX as discussões sobre a História do Cotidiano, havendo diferentes olhares acerca desta concepção. Expoentes autores associados à Nova História e à História das Mentalidades discorreram teoricamente sobre ela, seja a respeito de sua cientificidade, seja a respeito de seus métodos. A alternativa que apresenta o autor e a explicação conceitual associada corretamente aos pressupostos desta forma de se conceber a História é a seguinte:
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De acordo com as informações do texto, é possível inferirmos, a partir das características de sua região original, que Baquaqua guardasse aspectos proeminentes do seguinte grupo cultural:
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A afirmação de que Baquaqua foi enviado ilegalmente ao Brasil e a consequente percepção da inocuidade de legislação, de acordo com os dados da reportagem, justificam-se pela existência do seguinte instrumento legal brasileiro:
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O gênero autobiográfico pode assumir caráter documental importante para o estudo do passado. Seu emprego como fonte pode ser associado à seguinte vertente historiográfica em acordo com a respectiva justificativa: