Questões do concurso:
Prefeitura de Birigui - SP - 2025 - Instituto Access - 2025 - Prefeitura de Birigui - SP - Diretor de CEI
limpar filtros
40 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 8
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Birigui - SP
Disciplina:
Pedagogia
O documento da série "Ideias" sobre o cotidiano da pré-escola discute a importância de uma rotina que seja, ao mesmo tempo, estruturante e flexível, garantindo segurança às crianças sem engessar a prática pedagógica. Nesse contexto, qual das seguintes práticas corresponde a uma organização da rotina que atende a esses princípios?
Concurso:
Prefeitura de Birigui - SP
Disciplina:
Pedagogia
Constance Kamii, fundamentada na teoria piagetiana, defende a autonomia como o principal objetivo da educação, tanto no plano intelectual quanto no moral. Para a autora, a construção da autonomia intelectual na aprendizagem da aritmética se opõe a práticas que promovem a heteronomia. Qual das seguintes práticas de sala de aula reforça a heteronomia da criança no campo do conhecimento lógico-matemático?
Concurso:
Prefeitura de Birigui - SP
Disciplina:
Pedagogia
A obra de Kishimoto analisa o brinquedo educativo, destacando a tensão entre sua função lúdica e sua função pedagógica. A esse respeito, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:
(__)O brinquedo educativo é aquele que possui uma intenção explicitamente pedagógica, visando ao ensino de noções e ao desenvolvimento de habilidades específicas de forma prazerosa.
(__)A utilização do brinquedo educativo garante que a construção do conhecimento pela criança ocorrerá exatamente da forma como foi planejada pelo professor, pois o caráter lúdico anula a possibilidade de usos imprevistos do material.
(__)A inserção do brinquedo na prática pedagógica, para manter seu caráter lúdico, deve respeitar a escolha voluntária e a ação intencional da criança, mesmo que ela utilize o objeto de formas diferentes daquelas para as quais foi concebido.
(__)A função educativa e a função lúdica do brinquedo são intrinsecamente incompatíveis, sendo impossível que uma situação de ensino que utiliza um jogo ou brinquedo seja, ao mesmo tempo, uma experiência genuinamente lúdica para a criança.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:
(__)O brinquedo educativo é aquele que possui uma intenção explicitamente pedagógica, visando ao ensino de noções e ao desenvolvimento de habilidades específicas de forma prazerosa.
(__)A utilização do brinquedo educativo garante que a construção do conhecimento pela criança ocorrerá exatamente da forma como foi planejada pelo professor, pois o caráter lúdico anula a possibilidade de usos imprevistos do material.
(__)A inserção do brinquedo na prática pedagógica, para manter seu caráter lúdico, deve respeitar a escolha voluntária e a ação intencional da criança, mesmo que ela utilize o objeto de formas diferentes daquelas para as quais foi concebido.
(__)A função educativa e a função lúdica do brinquedo são intrinsecamente incompatíveis, sendo impossível que uma situação de ensino que utiliza um jogo ou brinquedo seja, ao mesmo tempo, uma experiência genuinamente lúdica para a criança.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:
Concurso:
Prefeitura de Birigui - SP
Disciplina:
Pedagogia
A obra organizada por Valéria Arantes discute a importância da afetividade na escola, com base em diferentes referenciais teóricos. Uma das perspectivas abordadas é a de Vygotsky, que, embora não tenha desenvolvido uma teoria completa da afetividade, aponta para a unidade entre afeto e cognição. Analise as afirmativas a seguir, que expressam essa concepção vygotskiana:
I.Vygotsky propõe a superação da cisão entre os aspectos intelectuais e afetivos, argumentando que todo pensamento tem uma origem e uma motivação na esfera afetivo-volitiva, sendo a unidade da consciência a articulação entre esses dois processos.
II.Para Vygotsky, o desenvolvimento afetivo e o cognitivo são processos paralelos e independentes; a emoção é vista como um fator perturbador do pensamento lógico, que deve ser controlado para que a aprendizagem ocorra de forma eficaz.
III.O conceito de "vivência" (perejivanie) em Vygotsky refere-se à unidade entre as características do ambiente e as particularidades da personalidade da criança, indicando como a criança sente e significa uma determinada situação, o que influencia diretamente seu desenvolvimento.
Está correto o que se afirma em:
I.Vygotsky propõe a superação da cisão entre os aspectos intelectuais e afetivos, argumentando que todo pensamento tem uma origem e uma motivação na esfera afetivo-volitiva, sendo a unidade da consciência a articulação entre esses dois processos.
II.Para Vygotsky, o desenvolvimento afetivo e o cognitivo são processos paralelos e independentes; a emoção é vista como um fator perturbador do pensamento lógico, que deve ser controlado para que a aprendizagem ocorra de forma eficaz.
III.O conceito de "vivência" (perejivanie) em Vygotsky refere-se à unidade entre as características do ambiente e as particularidades da personalidade da criança, indicando como a criança sente e significa uma determinada situação, o que influencia diretamente seu desenvolvimento.
Está correto o que se afirma em:
Concurso:
Prefeitura de Birigui - SP
Disciplina:
Pedagogia
Thiessen e Beal discutem a importância da fase pré-escolar como um tempo de educar de forma integral, abordando a organização do espaço como um elemento curricular que comunica intenções pedagógicas. Sobre a organização do ambiente em "cantos de atividades", registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:
(__)Os cantos de atividades devem ser organizados com materiais diversificados e desafiadores, dispostos de forma acessível e convidativa, para estimular a escolha autônoma da criança e permitir a exploração e a interação em pequenos grupos.
(__)A organização em cantos pressupõe que as crianças permaneçam fixas em uma única atividade durante todo o período, sendo função do educador determinar qual canto cada criança deve frequentar para garantir que todas passem por todas as experiências.
(__)Os cantos, como o de faz de conta, de construção e de leitura, favorecem o desenvolvimento da imaginação, da cooperação e da linguagem, pois permitem que as crianças vivenciem diferentes papéis e interajam em contextos significativos.
(__)A organização do espaço em cantos é incompatível com a ordem e a disciplina, devendo ser evitada em favor de uma disposição tradicional das carteiras enfileiradas, que facilita o controle do grupo pelo professor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
(__)Os cantos de atividades devem ser organizados com materiais diversificados e desafiadores, dispostos de forma acessível e convidativa, para estimular a escolha autônoma da criança e permitir a exploração e a interação em pequenos grupos.
(__)A organização em cantos pressupõe que as crianças permaneçam fixas em uma única atividade durante todo o período, sendo função do educador determinar qual canto cada criança deve frequentar para garantir que todas passem por todas as experiências.
(__)Os cantos, como o de faz de conta, de construção e de leitura, favorecem o desenvolvimento da imaginação, da cooperação e da linguagem, pois permitem que as crianças vivenciem diferentes papéis e interajam em contextos significativos.
(__)A organização do espaço em cantos é incompatível com a ordem e a disciplina, devendo ser evitada em favor de uma disposição tradicional das carteiras enfileiradas, que facilita o controle do grupo pelo professor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.