limpar filtros
Questões por página:

Analise o caso hipotético a seguir.


Um problema hidráulico fez com que uma microempresa precisasse comprar tubos, cimento e demais materiais para o reparo em suas instalações. Sem liquidez, a empresa necessitou recorrer a um empréstimo junto a terceiros. A tabela a seguir apresenta informações referentes ao pagamento desse empréstimo.


Imagem associada para resolução da questão


Considerando essas informações, assinale a alternativa incorreta.

Em uma abordagem às características da função controle nas organizações, o desenho da estrutura e da estratégia da organização deve proporcionar a cada um dos encarregados tomar decisões alinhadas aos objetivos da instituição; isto é possível, pois este desenho deve permitir traçar metas específicas para determinada parte da organização.
A qual parte da organização o trecho se refere?
Sobre a conjuntura que envolve os projetos empresariais e seus processos de gestão, assinale a alternativa incorreta.

Com relação aos recursos para apresentação de dados como gráficos e tabelas, analise as afirmativas a seguir.

I. Tabelas e gráficos são instrumentos de primeira escolha para a apresentação sintética de dados, porque possibilitam a visualização isolada de dados e as relações entre esses dados.

II. Gráficos de setores são formados por um círculo completo que representa o somatório dos dados levantados, e cada parte destacada desse círculo corresponde a uma categoria pesquisada.

III. A tabulação cruzada é o método que permite que duas ou mais categorias sejam relacionadas, exibindo valores resumidos em subtotais, somas ou médias; porém, esse recurso não é adequado para tratar grandes volumes de informação.

Estão corretas as afirmativas

Com relação ao uso e acesso aos dados e informação na empresa, o método estatístico é uma ferramenta segura e prática para o dia a dia institucional e seus desafios.


Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.


I. O uso de dados secundários é uma forma ágil e barata de acessar informações para, por exemplo, se conhecer o mercado.


II. Quando não há dados disponíveis acerca de um determinado alvo (mercado, concorrência, consumidor etc.), a empresa precisa coletar ela mesma os dados. Nesse caso, dados primários.


III. Ao se trabalhar com dados secundários provenientes de fontes externas à empresa, há riscos referentes a erros de amostragem, falta de resposta e delineamento, forçando o analista a verificar os potenciais fontes de erro e tendenciosidade.


Estão corretas as afirmativas