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Prefeitura de Cajazeiras do Piauí - PI - 2025 - IVIN - 2025 - Prefeitura de Cajazeiras do Piauí - PI - Professor de História
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Concurso:
Prefeitura de Cajazeiras do Piauí - PI
Disciplina:
História
Tendo a figura do negro como participantes da Cabanagem, revolução popular que abalou, durante alguns anos, a vida social e econômica da Amazônia. Um de seus aspectos mais importantes é precisamente a análise da intervenção das classes populares dos campos e das cidades os destinos políticos da província do Grão-Pará com o fim especial de modificar o status quo. A cabanagem se forjou na cidade, explodiu nos campos, com reflexos inevitáveis no meio rural. Como forma de luta armada, a liderança absoluta esteve sempre com os sertanejos. O principal agente revolucionário foi o líder Batista Campos, que gozava de um imenso prestígio político no interior. (SALLES,2015, p.41, O Negro na Formação da Sociedade Paraense).
Sobre o cenário que marca o Brasil nesse contexto do conflito da Cabanagem, a participação dos negros nesse processo e as características culturais e históricas deixadas por esses à sociedade, analise as alternativas abaixo e assinale a incorreta:
Sobre o cenário que marca o Brasil nesse contexto do conflito da Cabanagem, a participação dos negros nesse processo e as características culturais e históricas deixadas por esses à sociedade, analise as alternativas abaixo e assinale a incorreta:
Concurso:
Prefeitura de Cajazeiras do Piauí - PI
Disciplina:
História
O desfile das Escolas de Samba de 2025 foi histórico, já que foi a primeira vez que o Grupo Especial do Rio de Janeiro se dividiu em três noites de desfiles. Até 1983, as apresentações eram realizadas apenas no domingo, e entre 1984 e 2024, o desfile também acontecia na segunda-feira. Esse ano, o Carnaval mais conhecido no Brasil e no Mundo trouxe em muitos de seus sambas enredos, através das escolas de samba, uma temática de um povo que, para ser estudado nas escolas, tiveram que “promulgar” uma lei, a lei nº 10.639/2003 que estabelece nas diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". Assim, sobre as temáticas da História Nacional, do Carnaval, da Cultura Afro-Brasileira e suas relações com outros continentes analisemos os itens abaixo:
I. No Governo de Lula, em 09 de janeiro de 2003, este faz alterações na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e nela consta a inclusão da obrigatoriedade da temática da História e Cultura Afro-Brasileira, fora isso, no calendário escolar e brasileiro trouxe um dia que passou a ser emblemático para criarmos consciência sobre nossas origens históricas, esse dia é o 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’.
II. “Transbordo a revolta dos mais oprimidos, Eu sou caboclo da mata do catucá, Eu sou pavor contra tirania, Das matas, o encantado, Cachimbo já foi facão amolado, Salve malungueiro, juremá” – Esse foi um trecho do samba enredo da escola de samba Unidos do Viradouro, que fora em 2024 a campeã do desfile de carnaval do Rio de Janeiro, buscou seu quarto título em 2025 com o enredo “Malunguinho: O Mensageiro de Três Mundos”, que retrata a entidade afro-indígena em suas manifestações como Caboclo, Mestre e Exu/Trunqueiro. Sob a assinatura de Tarcísio Zanon, o desfile retorna ao século XIX, em Pernambuco, para narrar a resistência do quilombo do Catucá e a luta de seu último líder, João Batista, o Malunguinho. Vimos que em 2025, mais de uma das escolas de samba apresentaram em seus sambas enredos uma característica expressiva sobre a história afro-indígena brasileira, destacando o seu valor na História do Brasil.
III. Os tais “limões de cheiro”, símbolo máximo do entrudo, era uma bola de cera ou bexiga animal recheada com uma mistura de água, perfume e, em muitos casos, líquidos menos inocentes, como urina. Apesar da violência, o entrudo fazia parte do calendário festivo anual e tinha muitos adeptos e simpatizantes, inclusive na Corte. Outra herança carnavalesca portuguesa, essa bem mais tranquila, foi o zé-pereira, em que tocadores de bumbos enormes acompanhavam as procissões na região do Minho, em Portugal, os chamados zé-pereiras se espalharam pelo Rio de Janeiro no século 20, assim como em Teresina, no Piauí, que em 2012 o Corso do Zé Pereira entrou para o Livro dos Recordes (Guinness World Records Book) como o maior Desfile de Carros Alegóricos.
IV. Com base nesses discursos podemos afirmar que a religião, a cultura e a raça estiveram presentes na temática Carnaval e a relação entre igreja e os folguedos foram de altos e baixos, visto que durante a Idade Média, “Ao criar a Quaresma, a Igreja Católica instituiu o carnaval” muitos papas foram inimigos da “festa da carne”, mas, no século 15, o papa Paulo II se mostrou mais tolerante ao autorizar a Via Lata, área diante do seu palácio em Roma, para a celebração do carnaval romano, com desfiles, corridas, danças, brincadeiras. “O carnaval no Rio é o acontecimento religioso da raça.” Logo no primeiro parágrafo de seu Manifesto da Poesia Pau-Brasil, um dos mais importantes textos da literatura brasileira, o escritor Oswald de Andrade exalta a importância da festa mais popular do país, que contagia grande parte da população com uma explosão de alegria e transporta a cultura brasileira a todas as partes do mundo.
Está correto o que se afirma apenas em:
I. No Governo de Lula, em 09 de janeiro de 2003, este faz alterações na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e nela consta a inclusão da obrigatoriedade da temática da História e Cultura Afro-Brasileira, fora isso, no calendário escolar e brasileiro trouxe um dia que passou a ser emblemático para criarmos consciência sobre nossas origens históricas, esse dia é o 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’.
II. “Transbordo a revolta dos mais oprimidos, Eu sou caboclo da mata do catucá, Eu sou pavor contra tirania, Das matas, o encantado, Cachimbo já foi facão amolado, Salve malungueiro, juremá” – Esse foi um trecho do samba enredo da escola de samba Unidos do Viradouro, que fora em 2024 a campeã do desfile de carnaval do Rio de Janeiro, buscou seu quarto título em 2025 com o enredo “Malunguinho: O Mensageiro de Três Mundos”, que retrata a entidade afro-indígena em suas manifestações como Caboclo, Mestre e Exu/Trunqueiro. Sob a assinatura de Tarcísio Zanon, o desfile retorna ao século XIX, em Pernambuco, para narrar a resistência do quilombo do Catucá e a luta de seu último líder, João Batista, o Malunguinho. Vimos que em 2025, mais de uma das escolas de samba apresentaram em seus sambas enredos uma característica expressiva sobre a história afro-indígena brasileira, destacando o seu valor na História do Brasil.
III. Os tais “limões de cheiro”, símbolo máximo do entrudo, era uma bola de cera ou bexiga animal recheada com uma mistura de água, perfume e, em muitos casos, líquidos menos inocentes, como urina. Apesar da violência, o entrudo fazia parte do calendário festivo anual e tinha muitos adeptos e simpatizantes, inclusive na Corte. Outra herança carnavalesca portuguesa, essa bem mais tranquila, foi o zé-pereira, em que tocadores de bumbos enormes acompanhavam as procissões na região do Minho, em Portugal, os chamados zé-pereiras se espalharam pelo Rio de Janeiro no século 20, assim como em Teresina, no Piauí, que em 2012 o Corso do Zé Pereira entrou para o Livro dos Recordes (Guinness World Records Book) como o maior Desfile de Carros Alegóricos.
IV. Com base nesses discursos podemos afirmar que a religião, a cultura e a raça estiveram presentes na temática Carnaval e a relação entre igreja e os folguedos foram de altos e baixos, visto que durante a Idade Média, “Ao criar a Quaresma, a Igreja Católica instituiu o carnaval” muitos papas foram inimigos da “festa da carne”, mas, no século 15, o papa Paulo II se mostrou mais tolerante ao autorizar a Via Lata, área diante do seu palácio em Roma, para a celebração do carnaval romano, com desfiles, corridas, danças, brincadeiras. “O carnaval no Rio é o acontecimento religioso da raça.” Logo no primeiro parágrafo de seu Manifesto da Poesia Pau-Brasil, um dos mais importantes textos da literatura brasileira, o escritor Oswald de Andrade exalta a importância da festa mais popular do país, que contagia grande parte da população com uma explosão de alegria e transporta a cultura brasileira a todas as partes do mundo.
Está correto o que se afirma apenas em:
Concurso:
Prefeitura de Cajazeiras do Piauí - PI
Disciplina:
História
Importante destacar que a escola é um ambiente de diferentes aprendizagens sistemáticas: os valores, as atitudes, os símbolos e as concepções são traços tão importantes quanto o desenvolvimento de conhecimentos e de habilidades cognitivas. Assim a influência dos movimentos sociais na historiografia e os balanços historiográficos que associam as lutas antirracistas e do movimento negro no mundo atlântico com a história da historiografia da escravidão, o movimento socialista com a história social do trabalho ou, ainda, a influência do feminismo no surgimento do campo da história das mulheres e, depois, do gênero de uma maneira mais geral. Tendo no dicionário o conceito de Feminismo como sendo Movimento que combate a desigualdade de direitos entre mulheres e homens. [Por Extensão] Ideologia que defende a igualdade, em todos os aspectos (social, político, econômico), entre homens e mulheres. Sobre os movimentos sociais, o feminismo, a escola e os saberes históricos, analise as alternativas abaixo e assinale a incorreta:
Concurso:
Prefeitura de Cajazeiras do Piauí - PI
Disciplina:
História
O Arquivo Nacional promoveu a Semana Memórias Abertas: Pesquisa, Ensino e Difusão, com atividades sobre o direito à memória e verdade, que conta com documentos e informações sobre a Ditadura Militar no Brasil. Entre os destaques da programação está a exposição de réplicas de documentos históricos sobre perseguições políticas, censura e resistência democrática. Essa temática da Ditadura Militar na história do Brasil tem peso e referência tanto na pesquisa nacional como na transversalidade e interdisciplinaridade da história internacional que marcou o período, sobre essa temática histórica e sua historiografia, julgue os itens abaixo se verdadeiro (V) ou falso (F):
( ) O golpe militar no Brasil marcou o início de uma virada das relações do país com a cultura europeia, a francesa em particular, e a estadunidense. Os intelectuais da área das ciências sociais e da filosofia começaram a dar preferência aos EUA, sendo a década de 1970 a virada que coincidiu no Brasil com uma ruptura de geração o que facilitou a mudança acelerada de hábitos e de referência culturais.
( ) A música de Caetano em um dos festivais de música da TV Record é proibido proibir, reproduziu um dos lemas que influenciavam os jovens brasileiros aspirantes à política. Em 1968, aconteceram as prisões dos cantores Caetano Veloso e Gilberto Gil, ícones do movimento brasileiro Tropicalismo. Com a imposição do Ato Institucional número 5 (AI-5) em dezembro de 1968, a censura e a repressão ficaram mais intensas, assim um processo de seleção cada vez mais rígido definia e censurava quais obras poderiam ir a público. No ano de 1969, a Tropicália teve o seu fim decretado.
( ) Peter Burke descreve a memória como uma reconstrução do passado. Reconhecendo o valor dos testemunhos como fonte e da memória como “matéria-prima” para o trabalho do historiador. Os que defendem uma oposição estrita entre história e memória tendem a sustentar que enquanto as memórias coletivas são múltiplas, a história é única e sobre o golpe de Estado de 1964 e a ditadura existem as “memórias dos militares”, “das esquerdas” (reformistas e revolucionárias), “da imprensa”, “das mulheres”, e até memórias de grupos subalternizados menos divulgadas socialmente e visitadas pelos próprios historiadores, como a “memória dos indígenas” impactados diretamente pelo estado de exceção da época. Já a história do golpe e da ditadura é única e encontra-se nos livros e artigos dos historiadores profissionais, legítimos especialistas do passado. ( ) Com a censura e a repressão por parte do governo militar, o Tropicalismo surgiu como um movimento contra a política brasileira da época e a ruptura com a estética tradicional da música brasileira, a bossa nova, que era um estilo caracterizado pela intelectualidade, adquirindo um caráter musical mais voltado para a cultura popular, e se assemelhando ao movimento hippie estadunidense, os jovens brasileiros que se identificavam com a Tropicália aderiram a um estilo peculiar. Por meio de cabelos longos e roupas coloridas, foram capazes de influenciar diretamente a mudança comportamental de diversas pessoas na sociedade por meio de composições artísticas, as quais criticavam o sistema capitalista e o governo vigente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência do correto julgamento:
( ) O golpe militar no Brasil marcou o início de uma virada das relações do país com a cultura europeia, a francesa em particular, e a estadunidense. Os intelectuais da área das ciências sociais e da filosofia começaram a dar preferência aos EUA, sendo a década de 1970 a virada que coincidiu no Brasil com uma ruptura de geração o que facilitou a mudança acelerada de hábitos e de referência culturais.
( ) A música de Caetano em um dos festivais de música da TV Record é proibido proibir, reproduziu um dos lemas que influenciavam os jovens brasileiros aspirantes à política. Em 1968, aconteceram as prisões dos cantores Caetano Veloso e Gilberto Gil, ícones do movimento brasileiro Tropicalismo. Com a imposição do Ato Institucional número 5 (AI-5) em dezembro de 1968, a censura e a repressão ficaram mais intensas, assim um processo de seleção cada vez mais rígido definia e censurava quais obras poderiam ir a público. No ano de 1969, a Tropicália teve o seu fim decretado.
( ) Peter Burke descreve a memória como uma reconstrução do passado. Reconhecendo o valor dos testemunhos como fonte e da memória como “matéria-prima” para o trabalho do historiador. Os que defendem uma oposição estrita entre história e memória tendem a sustentar que enquanto as memórias coletivas são múltiplas, a história é única e sobre o golpe de Estado de 1964 e a ditadura existem as “memórias dos militares”, “das esquerdas” (reformistas e revolucionárias), “da imprensa”, “das mulheres”, e até memórias de grupos subalternizados menos divulgadas socialmente e visitadas pelos próprios historiadores, como a “memória dos indígenas” impactados diretamente pelo estado de exceção da época. Já a história do golpe e da ditadura é única e encontra-se nos livros e artigos dos historiadores profissionais, legítimos especialistas do passado. ( ) Com a censura e a repressão por parte do governo militar, o Tropicalismo surgiu como um movimento contra a política brasileira da época e a ruptura com a estética tradicional da música brasileira, a bossa nova, que era um estilo caracterizado pela intelectualidade, adquirindo um caráter musical mais voltado para a cultura popular, e se assemelhando ao movimento hippie estadunidense, os jovens brasileiros que se identificavam com a Tropicália aderiram a um estilo peculiar. Por meio de cabelos longos e roupas coloridas, foram capazes de influenciar diretamente a mudança comportamental de diversas pessoas na sociedade por meio de composições artísticas, as quais criticavam o sistema capitalista e o governo vigente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência do correto julgamento:
Concurso:
Prefeitura de Cajazeiras do Piauí - PI
Disciplina:
Pedagogia
A Pedagogia é a teoria e a prática da educação, e sendo a educação e desta tendo a Didática como parte do processo de educar. O professor, normalmente, é o responsável por criar maneiras de seus alunos acessarem o saber escolar, além de gerenciar de que forma eles irão participar do processo de ensino – aprendizagem. Sobre o processo didático do ensino de história, fundamentos, funções e teorias pedagógicas que substanciam o processo didático, marque a alternativa incorreta: