Questões do concurso:
Prefeitura de Cajazeiras do Piauí - PI - 2025 - IVIN - 2025 - Prefeitura de Cajazeiras do Piauí - PI - Professor de Séries Iniciais do Ensino Fundam
limpar filtros
40 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 8
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Cajazeiras do Piauí - PI
Disciplina:
Pedagogia
As tendências pedagógicas renovada progressivista e renovada não diretiva, embora derivadas da mesma matriz — a Escola Nova —, seguiram diferentes concepções sobre o papel do professor, do aluno e do processo de ensino-aprendizagem (Libâneo,1990; Saviani,1997). Tendo por fundamento as características dessas duas abordagens, julgue as distinções feitas abaixo:
I. A tendência renovada progressivista valoriza a liberdade e a autonomia do aluno, priorizando suas necessidades pessoais e emocionais; enquanto a tendência renovada não diretiva enfatiza a aprendizagem ativa e social baseada na interação e na resolução de problemas.
II. Enquanto a tendência renovada progressivista mantém o professor como mediador do aprendizado, organizando conteúdos e propondo desafios; a tendência renovada não diretiva reduz a intervenção docente ao mínimo, pois entende a aprendizagem como algo que deve ocorrer de forma espontânea e motivada intrinsecamente.
III. Diferentemente da tendência renovada progressivista, que concebe a escola como espaço de formação social e desenvolvimento coletivo; a tendência renovada não diretiva adota uma perspectiva mais individualista, centrando-se no bem-estar emocional do aluno e em sua autorrealização.
IV. Embora ambas as tendências rejeitem métodos tradicionais e enfatizem a aprendizagem significativa, a tendência renovada progressivista busca equilibrar a orientação do professor e a participação do aluno; enquanto a tendência renovada não diretiva defende um ensino baseado exclusivamente na livre expressão e na autodescoberta.
Está correto o que se afirma em:
I. A tendência renovada progressivista valoriza a liberdade e a autonomia do aluno, priorizando suas necessidades pessoais e emocionais; enquanto a tendência renovada não diretiva enfatiza a aprendizagem ativa e social baseada na interação e na resolução de problemas.
II. Enquanto a tendência renovada progressivista mantém o professor como mediador do aprendizado, organizando conteúdos e propondo desafios; a tendência renovada não diretiva reduz a intervenção docente ao mínimo, pois entende a aprendizagem como algo que deve ocorrer de forma espontânea e motivada intrinsecamente.
III. Diferentemente da tendência renovada progressivista, que concebe a escola como espaço de formação social e desenvolvimento coletivo; a tendência renovada não diretiva adota uma perspectiva mais individualista, centrando-se no bem-estar emocional do aluno e em sua autorrealização.
IV. Embora ambas as tendências rejeitem métodos tradicionais e enfatizem a aprendizagem significativa, a tendência renovada progressivista busca equilibrar a orientação do professor e a participação do aluno; enquanto a tendência renovada não diretiva defende um ensino baseado exclusivamente na livre expressão e na autodescoberta.
Está correto o que se afirma em:
Concurso:
Prefeitura de Cajazeiras do Piauí - PI
Disciplina:
Pedagogia
Conforme Vasconcellos (2022), o planejamento educacional é um processo intencional, sistemático e reflexivo, fundamental para organização e efetividade do ensino. Esse processo permite ao docente estruturar sua prática pedagógica de forma coerente, articulando objetivos de aprendizagem, seleção de conteúdos, escolha de metodologias e definição de procedimentos de avaliação. A partir dessa perspectiva, assinale a opção que melhor expressa à importância do planejamento no contexto educacional:
Concurso:
Prefeitura de Cajazeiras do Piauí - PI
Disciplina:
Matemática
Ciente de que os campos conceituais da Matemática se classificam em numéricos, algébricos, geométricos e tratamento da informação, cada um abrangendo um diferente aspecto do conhecimento matemático, correlacione corretamente os campos conceituais listados na Coluna A com os respectivos conceitos matemáticos, apresentados na Coluna B:
Coluna A
N. Numérico. A. Algébrico. G. Geométrico. T. Tratamento da Informação.
Coluna B
( ) Medição de áreas e perímetros de figuras planas.
( ) Leitura e interpretação de tabelas e gráficos.
( ) Resolução de operações com adição, subtração, multiplicação e divisão.
( ) Uso de expressões como 2x + 3 = 7 para encontrar o valor de x.
A correlação correta entre as duas colunas está na alternativas :
Coluna A
N. Numérico. A. Algébrico. G. Geométrico. T. Tratamento da Informação.
Coluna B
( ) Medição de áreas e perímetros de figuras planas.
( ) Leitura e interpretação de tabelas e gráficos.
( ) Resolução de operações com adição, subtração, multiplicação e divisão.
( ) Uso de expressões como 2x + 3 = 7 para encontrar o valor de x.
A correlação correta entre as duas colunas está na alternativas :
Concurso:
Prefeitura de Cajazeiras do Piauí - PI
Disciplina:
Pedagogia
Nos termos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (2010), que definem princípios e orientações fundamentais para a organização do trabalho pedagógico nessa etapa da educação básica, assinale a alternativa que expressa corretamente um de seus fundamentos:
Concurso:
Prefeitura de Cajazeiras do Piauí - PI
Disciplina:
Pedagogia
Com base nos postulados que fundamentam a teoria construtivista de Jean Piaget no que diz respeito ao papel do professor, julgue os princípios abaixo identificando-os como certos (C) ou errados (E):
( ) Criar um ambiente de aprendizagem cheio de estímulos, no qual a criança possa interagir ativamente com objetos e situações a fim de construir seu próprio conhecimento.
( ) Priorizar a transmissão direta do conhecimento, garantindo que a criança receba instruções detalhadas a fim de minimizar erros e acelerar o aprendizado.
( ) Promover o desenvolvimento da autonomia intelectual, incentivando a resolução de problemas e a formulação de hipóteses a fim de que a criança reorganize seus esquemas mentais.
( ) Evitar desafios que provoquem desequilíbrios no pensamento infantil, uma vez que situações de incerteza podem gerar insegurança e comprometer a aprendizagem.
A sequência correta está na alternativa:
( ) Criar um ambiente de aprendizagem cheio de estímulos, no qual a criança possa interagir ativamente com objetos e situações a fim de construir seu próprio conhecimento.
( ) Priorizar a transmissão direta do conhecimento, garantindo que a criança receba instruções detalhadas a fim de minimizar erros e acelerar o aprendizado.
( ) Promover o desenvolvimento da autonomia intelectual, incentivando a resolução de problemas e a formulação de hipóteses a fim de que a criança reorganize seus esquemas mentais.
( ) Evitar desafios que provoquem desequilíbrios no pensamento infantil, uma vez que situações de incerteza podem gerar insegurança e comprometer a aprendizagem.
A sequência correta está na alternativa: