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Na perspectiva sociológica, as tradições religiosas podem ser compreendidas como sistemas simbólicos e normativos que estruturam práticas, crenças e identidades coletivas, influenciando e sendo influenciadas pelo contexto social.

Assinale a alternativa correta considerando essa relação dialética entre religião e sociedade.
No contexto da Educação Inclusiva, o Ensino Religioso, enquanto componente curricular, deve promover práticas pedagógicas que respeitem a diversidade cultural, étnica, religiosa e as diferentes condições físicas, cognitivas e socioemocionais dos estudantes.

Assinale a alternativa correta considerando os princípios da inclusão e da valorização da pluralidade.
No contexto pedagógico contemporâneo, o Ensino Religioso, enquanto componente curricular previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), demanda metodologias que respeitem a diversidade cultural e religiosa, promovendo o pensamento crítico e o diálogo inter-religioso.

Assinale a alternativa correta considerando os princípios metodológicos adequados a essa disciplina.
No campo da filosofia da religião e da teologia moral, a moral e a ética religiosas constituem sistemas normativos que orientam condutas individuais e coletivas, fundamentando-se em princípios transcendentes e tradições interpretativas.

Assinale a alternativa correta considerando a relação entre moral, ética e religião.
No estudo exegético-teológico das concepções de vida e morte, as afirmações bíblicas e tradicionais sobre mortalidade, ressurreição, juízo e esperança escatológica requerem correlação entre níveis literários, históricos e dogmáticos.

Assinale a alternativa correta considerando a relação entre método histórico-crítico, leitura canônica e recepção teológica.