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Na avaliação audiológica, existem critérios para a classificação da configuração audiométrica.

Quando os limiares das frequências extremas são melhores que os das frequências médias, com diferença maior ou igual a 20 dB, deve-se apontar que a curva audiométrica apresenta uma configuração
João, de 64 anos, sofreu um acidente vascular cerebral há quatro meses; atualmente, apresenta um quadro afásico com as seguintes manifestações: exacerbação do discurso, que, apesar de bem articulado, não respeita trocas de turnos nem tem um sentido coerente com a situação de comunicação apresentada; dificuldades em responder adequadamente ao que foi perguntado na conversação; o conteúdo do discurso por vezes é comprometido pela presença de parafasias e neologismos; dificuldades acentuadas na leitura em voz alta; emissões fluentes nas tarefas de nomeação de objetos com presença de parafasias semânticas.

A partir dos dados de avaliação descritos, é correto afirmar que João apresenta um quadro de afasia
Na avaliação da comunicação mediada pela escrita, investigam-se as duas rotas de leitura: fonológica e lexical. Em ambas, destacam-se habilidades e competências linguísticas.

Na rota lexical, avaliam-se as competências metalinguísticas de
Maria, de 6 anos, foi encaminhada para avaliação fonoaudiológica devido a queixas de disfluências. A avaliação quantitativa revelou 5% de disfluências do tipo prolongamento, bloqueio e pausas, e a avaliação qualitativa revelou:

•  repetição de palavras monossilábicas: /eu fui na na na na escola/;
•  prolongamentos e repetições: /eu tomei ssssuco/;
•  bloqueios: /eu / pego a / bola/;
•  palavras incompletas: /eu comi iogu/.

A partir desses dados, é correto afirmar que o quadro de disfluências de Maria é considerado
Disartria e apraxia de fala adquirida são transtornos motores de fala comuns em pacientes adultos e idosos com alterações neurológicas. Esses transtornos apresentam características distintas, e é fundamental que o fonoaudiólogo saiba identificá-los na prática clínica.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente algumas das características da apraxia de fala adquirida.