limpar filtros
Questões por página:
Alterações musculoesqueléticas podem causar distorções na produção da fala. Nesse contexto, a hipertrofia de tonsilas palatinas e faríngeas podem causar obstrução respiratória e, consequentemente, respiração oral. O ceceio e a interposição lingual são alterações de fala mais citadas na literatura sobre respiradores orais.

Portanto, pelo raciocínio clínico, é correto inferir que, na hipertrofia de tonsilas palatinas, as alterações esperadas podem acontecer na produção de alguns fones, tais como:
Na avaliação miofuncional orofacial de Magali, de 10 anos, a fonoaudióloga reporta os seguintes achados: os lábios permanecem fechados na maior parte do tempo, e a respiração tem padrão nasal; a língua apresenta-se alargada e com movimentos incoordenados; tônus aumentado nas bochechas e nos músculos elevadores da mandíbula ao mastigar; apresenta interposição posterior de língua, deslize mandibular anterior, com ceceio lateral, deglutição facilitada e mentual sem anormalidades.

Com base na literatura, tais achados de estrutura, musculatura e funções orofaciais revelam que Magali provavelmente tem alteração vertical do tipo
Com relação ao corte do frênulo lingual em neonatos e lactentes que disso necessitam, uma das técnicas usadas consiste em aplicar a anestesia tópica e realizar uma incisão com um instrumento frio (bisturi ou tesoura) no frênulo lingual.

Essa técnica é denominada de
Os músculos intrínsecos da laringe têm sua inserção dentro dos limites cartilaginosos da laringe.

Quanto a esses músculos, aqueles relacionados com os processos vocais são os
Considere os músculos primários da inspiração como aqueles que realizam o maior trabalho durante a inspiração.

Dois desses músculos são: