limpar filtros
Questões por página:
"Um vídeo enviado ao WhatsApp da TV Globo mostra vigilantes do Hospital da Restauração, no Centro do Recife, atirando no paciente que roubou uma arma e matou um vigia da unidade de saúde, nesta sexta-feira (26). De acordo com o advogado que representa os profissionais, Eduardo Morais, as imagens foram gravadas minutos depois da morte do vigilante Nivaldo Bezerra da Silva, de 66 anos".
[Disponível em: https://g1.globo.com/. Acesso: 06/11/2024 − texto adaptado].

Considerando uma situação como a narrada no fragmento de reportagem, em que o vigilante está acuado, diante de um elemento armado com revólver, que acabou de cometer um assassinato. Esse vigilante desfere certeiro disparo com sua arma, fazendo o elemento cair. Neste caso, exclui-se o crime de lesão corporal, baseando-se no Art.25 do Código Penal Brasileiro, que estabelece, para casos como esse o(a):
"A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta feira dia 04/11/2024, a urgência do projeto de lei que torna obrigatória a decretação de prisão preventiva na audiência de custódia em casos de crimes hediondos, roubo, associação criminosa qualificada e quando for configurada reincidência criminal. Hoje, a liberdade provisória permite ao acusado aguardar o julgamento em liberdade, com ou sem a imposição de medidas cautelares".

[Disponível em: https://exame.com/brasil/camara-aprova-urgencia-deprojeto-que-antecipa-prisao-por-crimes-hediondos-em-audienciasde-custodia/. Acesso: 05/11/2024].

O fragmento de noticia acima exemplifica alguns crimes, com base no conceito de crime e contravenção penal, é correto afirmar que constituem crime, EXCETO:
"Um princípio de incêndio em um dos laboratórios do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI) mobilizou o Corpo de Bombeiros, na noite de ontem por volta das 21h30. No entanto, o fogo foi combatido com o próprio extintor do local. Segundo o Major Emídio, da assessoria de comunicação dos Bombeiros, um computador de um dos laboratórios aqueceu e incendiou, mas as chamas foram apagadas com o extintor".
[Disponível em: https://cidadeverde.com/noticias/186462/ computador-pega-fogo-no-hu-e-bombeiros-sao-acionados. Acesso: 06/11/2024].

Caso um vigilante presencie um princípio de incêndio semelhante ao descrito na reportagem, deverá utilizar o extintor de:
Leia atentamente as orientações a seguir:

"Os ibuttons, que são pequenos botões com um número de identificação único, devem ser instalados nos pontos de ronda e possuem um código único, possibilitando sua identificação pelo software de controle e este permite através de várias opções de relatórios, controle completo do percurso a ser seguido durante a ronda. O próximo passo é a configuração do software de controle com a inclusão dos dados das rondas e serem realizadas. Agora é só instruir o vigilante a realizar as rondas nos horários cadastrados no software . A realização da ronda é muito simples, basta encostar a ponteira do leitor vigilante no botão inteligente e acompanhar a sinalização sonora e luminosa, que orienta o usuário. Por fim os dados podem ser transferidos para o software que oferece relatórios das ocorrências para sua análise".
[Disponível em: https://www.topdata.com.br/. Acesso: 06/11/2024].

A descrição acima se refere a um tipo de equipamento de ronda, que permite entre outros sistemas, fazer um tipo de segurança eletrônica. O equipamento eletrônico, caracterizado acima, que monitora e gerencia a ronda de vigilantes, registrando a passagem do vigilante por pontos de ronda é chamado de:
A defesa pessoal, também chamada de autodefesa, consiste em um conjunto de técnicas e estratégias para evitar ou reagir a uma situação de agressão. O objetivo é neutralizar um ataque inesperado, seja evadindo do local ou paralisando o agressor. São princípios da defesa pessoal, EXCETO: